MENU

17 de nov. de 2011

#23 Lembranças da infância: anos 80 e 90 (parte I)

Um dia desses, conversando com alguns amigos começamos a lembrar de acontecimentos que marcaram nossa infância, principalmente coisas que aconteceram nos anos 80 e 90, já que havia uma certa diferença de idade e algumas coisas marcaram a vida de ambos.
Segue abaixo uma lista de coisas que lembramos e nos admiramos que aconteceram, tanto a diferença de imagem e absurdos que eram, mas que nos chamavam a atenção, ocupavam nosso tempo e tiveram influência no que somos.
Caso você se identifique, deixe seu comentário e acrescente algo que tenha marcado a sua infância.

Desenhos:

Caverna do Dragão é clássico, até hoje ainda passa. Existe o mito de que não passou o último episódio por conta de preservar as crianças. Existe até o suposto episódio em versão impressa. Bem, o fato é que ele marcou a infância de muitas crianças e todos torciam para que eles conseguissem voltar para suas casas, mas sempre ocorria algo que fazia com que ficassem, normalmente era a Uni que corria perigo e eles ficavam.

Tartaruga Touchê, estilo três mosqueiteiros acompanhada de um cão, lutava contra os perigos e transgressores da lei. Era muito divertido. Touchê!!



Filmes que marcaram:



Começamos com um clássico da Sessão da Tarde, que é de 1986, mas ficou muito tempo na agenda do programa de filmes: “Os aventureiros do bairro perdido”, não me lembro de haver passado nos últimos anos. A história é de que Jack Burton (Kurt Russell) é um caminhoneiro que vai parar em Chinatown depois que a noiva de seu melhor amigo é raptada por um mago de 2.000 anos de idade. Cabe a ele recuperar a moça, embarcando no mundo macabro do mago e conhecendo novos amigos.



Outro filme é “A lenda”, de 1985. Tom Cruise está num de seus primeiros papéis. Não é um filme que passou muitas vezes na sessão da tarde, pelo que me lembro, mas tem grande marca na minha infância pelo fato de quando houve a sua estréia na TV, minha mãe fez pipoca, sentamos no chão sala e assistimos. Achei o máximo aquilo





A história: O Senhor das Trevas deseja matar os últimos unicórnios existentes na terra, fazendo assim com que a escuridão caia sobre o mundo e ele possa sair de sua caverna onde está protegido da letal luz do sol. Mas apenas alguém pura e bela como a princesa Lily pode atrair os unicórnios. Capturada por uma armadilha, o Senhor das Trevas prepara uma cerimonia de casamento com a princesa Lili no qual ela irá matar o último unicórnio, causando a perdição em toda a humanidade. Então, o jovem Jack e um grupo de criaturas tem que entrar na caverna antes que a noite caia para sempre e confrontar o Senhor das Trevas num duelo onde eles vão precisar de toda a ajuda que puderem.

Outro filme que movimentava o imaginário nas tardes era “Te pego lá fora”, lançado em 1987. A história: Jerry Mitchell (Casey Siemaszko) é um tranquilo e simpático colegial que vai entrevistar Buddy Revell (Richard Tyson), um colega recém-chegado, para o jornal do colégio Weaver, onde estuda. Acontece que o cara é um brutamontes, tem fama de psicopata e, além disto, não suporta ser tocado. É exatamente isto que Jerry faz, assim Buddy o desafia para uma briga no estacionamento, às 3 da tarde. Até lá Jerry tentará de tudo para que esta "execução" não aconteça.

Karatê Kid foi emocionante, o primeiro (que estreou em 1984) teve como subtítulo "A hora da verdade" e contou com continuações, a última no ano passado se não me engano, mas já sem os atores principais. Será que dá para dizer que Daniel San sofria bullying e nem sabia?

A história: Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota atraente que gosta dele. Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e sua gangue começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por um Miyagi, um veterano japonês (Pat Morita) mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê, para que ele possa se defender da gangue de Johnny.


Para encerrar os exemplos de filmes, cito "Mad Max além da cúpula do trovão", de 1985 que  narra a história após a destruição da civilização e surge Bartertown, uma cidade no deserto com regras primitivas e mortais que tem uma governante (Tina Turner) que deseja consolidar seu poder a qualquer preço. Até que lá chega Max (Mel Gibson), que é forçado a participar de uma luta e, por ter se recusado a matar seu oponente, acaba sendo banido no deserto. Até que um grupo de jovens selvagens o salvam e passam a considerá-lo um messias que os levará até uma nova terra. Esse filme tem dois outros anteriores que ele, mas esse foi o mais passado na tv. 

Outros filmes poderiam ser citados, Herbie - Se meu fusca falasse, A lagoa azul, Curtindo a vida adoidado,  mas a lista ficaria extensa e os outros fica para você resgatar na sua memória.

Comíamos e bebíamos:

Nessa época bebíamos o refrigerante Minuano, que não existe mais e o motivo não sei.

Comíamos o Chocolate Surpresa lançado no Brasil em 1983. Era interessante, além de saboroso, por trazer sempre um cromo colorido, geralmente com temas da natureza, contendo uma ficha com detalhes de diversos animais, como o nome popular, família, nome científico, habitat, hábitos alimentares, reprodução e particularidades. A Nestlé manteve o produto por mais de 15 anos no mercado brasileiro, uma vez que se tornou uma referência da infância nos anos 80 no Brasil.

Também tinha suquinhos que vinha numa embalagem de plástico em diferentes formatos: tinha de revólver, carrinho, jacaré, caretas...


Séries que faziam sucesso:

Black Kamen Rider era uma série transmitida no Brasil, exibida pela extinta rede Manchete a partir de abril de1991, no bloco Sessão Super Heróis, obtendo grande sucesso e popularidade Black Kamen Rider continuou sendo exibido até dezembro de 1994. Eu adorava e sempre quiz andar de moto por causa dessa série. História: A alusão aos insetos se dá, possivelmente, por serem estes os seres vivos mais fortes do planeta, já que muitos podem levantar várias vezes o seu próprio peso. Aqui, a intenção dos Gorgom era de que os irmãos, desprovidos de memória, lutassem entre si até a morte, para que o vencedor saísse proclamado o sucessor do Grande Rei dos Gorgom. Por intervenção do pai de Nobuhiko, Issamu é o único a conseguir fugir, antes de ter a memória apagada. Mas ele já tem em seu corpo o Kingstone, a pedra responsável pela mutação, e é com estes poderes que ele se torna o Kamen Rider Black. Com a memória preservada, Issamu tem a consciência das pretensões malignas dos Gorgom. Por isso, para vingar a morte de seus pais biológicos (depois também do adotivo) e tentar salvar o irmão, além de livrar a Terra da escravidão, usará os poderes excepcionais para lutar contra essa organização do mal. Porém, mesmo determinado a libertar Nobuhiko, Issamu não consegue impedir que ele se torne o Imperador Secular Shadow Moon, seu arqui-inimigo na segunda metade da série.

Na verdade, a maioria dessas séries passavam na rede Manchete, ou vieram para o Brasil através desse canal. Assim como:
- O Comando Estelar Flashman que consisitia na seguinte história: Cinco jovens foram raptados quando  crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante vinte anos os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites, voltando para a Terra ao saberem que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta. O legal era que cada um tinha uma cor, suas armas, e os robôs nas batalhas finais.
Eu adorava quando havia a transformação dos robôs.
Nesse eu gostava do azul.











Uma das melhores vestimentas desses seriados!
Cybercop, Os Policiais do Futuro estreou no Brasil em 1990, mas a história passa num futuro 1999, em que o esquadrão especial da polícia de Tóquio conhecido como ZAC (Zero Section Armed Constable ou Policiais Armados da Sessão Zero) cria o Cybercop, um grupo de policiais de elite com armaduras tecnológicas. Os Cybercops passam a combater a organização criminosa Destrap (Death Trap, no original) liderada pelo computador Fuhrer, uma criação de Barão Kageyama, o verdadeiro líder do grupo.
Gostava quando suas armas chegavam até eles através algo parecido como redes de esgoto, em que eles abriam as tampas e a arma vinha pelo subterrâneo.

Aqui eu era fã do personagem que vestia preto
Havia ainda os Changeman, que inicia-se com uma misteriosa força feita pelo próprio planeta Terra, com o objetivo de defender-se do Império Gozma, uma legião de alienígenas que estavam sob o comando do Rei Estelar Bazoo, que na verdade é um planeta vivo, e a forma alienígena dele é apenas a projeção desse planeta. O Império Gozma conquistou várias estrelas e dominou vários povos do universo e sua maior ambição era o planeta Terra. Nesta época, o sargento Ibuki estava treinando oficiais para o posto de Defensores da Terra. A misteriosa força terrestre banhou cinco dos oficiais treinados, concedendo-lhes um poder fora do comum, nomeando-lhes de Esquadrão Relâmpago Changeman. Com estes poderes, os cinco começam uma árdua luta contra o Império Gozma.

Cito ainda:
Lionman: O seriado tem seu contexto na época do Japão feudal, onde para qualquer guerreiro, mais importante que a propria vida era manter sua honra. Ele conta a história de Dan Shimaru, um samurai de 21 anos, que após ter o irmão Dan Cage Noshin, morto por Nezuma, um monstro humano, aliado da inescrupulosa família Mantor do Diabo , parte para a batalha movido por um desejo misto de vingança e justiça. Esta série conta com 25 episódios recheados de muita ação e lutas épicas.


 Jaspion: acredito que dispensa apresentação. Eu tinha um bonequinho dele e era um dos meus preferidos!!!






Essa é a primeira parte, pois há muita coisa para escrever sobre essa época e só no dia de hoje escrevi isso.
Até a próxima parte... comente:

3 comentários:

  1. Muito interessante, professor. É tão bom relembrar nosso tempo de criança e adolescente. Não podemos deixar de falar do "Chaves" e "Chapolin Colorado". O primeiro é exibido até hoje e, acredite, quando assisto ainda dou umas boas risadas. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Daniel, muito bom seu artigo sobre as boas lembranças, tirando o refrigerante minuano, já que sou do Nordeste e aqui não tinha esse, tinha sim, uma guaraná Sanhauá, dos outros eu lembro sim. Aproveito pra citar um filme que marcou: "Curtindo a vida adoidado". Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Puts... Quase td isso fez parte da minha infância... rsrsrs... Esse filme "Te pego la fora" me marcow d+... Abraços...

    ResponderExcluir