MENU

8 de nov. de 2011

#22 Será que chove?


Talvez o mais interessante, até o momento, em ter um blog é a possibilidade de escrever e divulgar algumas teses ou como observo o cotidiano.
A tese que levanto nessa postagem é sobre conversa e o tempo (climático), mais especificamente a falta de assunto em determinadas situações e que por haver uma espécie de constrangimento em ficar em silêncio, alguém acaba perguntando: Será que chove?




Ou então:  
_ E essa chuva?
_ Tava precisando, né?
_ Que tempo seco.

Esse tipo de situação, comumente acontece comigo, quando estou em algum lugar onde não conheço as pessoas, como consultório, fila de espera, ônibus...
Não sou do tipo que adora conversar sobre qualquer coisa e em qualquer lugar, na verdade sou calado. Mas os outros aparentam estar incomodados e necessitarem conversar, portanto, falam sobre o tempo,o clima.
Na febre do Orkut criei até uma comunidade, chamada "Nada para dizer? Fala do tempo". É uma espécie de tática para quando não há assunto. O lado bom, é que depois de “puxar” esse assunto, com certeza a conversa vai se desenvolver, sobre outros assuntos.
Na verdade ela é uma forma de iniciar uma conversa, pois na verdade não se quer discutir o clima, a possibilidade de chuva ou sol, se quer conversar, distrair enquanto espera, conhecer outra pessoa.
Outra coisa interessante é como algumas pessoas são um verdadeiro “livro aberto”, seja sentado ao lado num banco do ônibus ou na fila de espera de consulta médica, algumas pessoas contam um resumo de sua vida ou alguns fatos marcantes que aconteceram, sem mesmo conhecer quem está de ouvinte.
A diversidade é grande e alguns sentem necessidade de falar, outros de ficarem calados, mas às vezes o que se espera para uma longa conversa é apenas encontrar uma forma de iniciar:
_ Como está quente, né?
_ Não gosto do frio. E você?

6 comentários:

  1. Gostei da conversa rsrs
    Geralmente começa assim mesmo ......
    E por falar nisso, está chovendo aí? rsrsrs
    Até.

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Ainda não... mas tá se preparando...

    até!

    ResponderExcluir
  3. Vim te visitar através da galeria de Blogs da Elaine Gaspareto!
    Pelo RJ não chove, só se forem tiros na confusão que está hj na Favela da Rocinha!! rsrssr
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei muito com isso, realmente é assim mesmo que acontece, inclusive comigo no meu trabalho ou em qualquer outro lugar já fui vítima várias vezes dessas perguntas que muitas vezes me inrrita bastante, mas, é a maneira do povo começar uma conversa, então, finjo que gosto e entro na prosa.

    ResponderExcluir
  5. Valeu. Acredito que muitos se identificam com essa situação... sempre ocorre...

    ResponderExcluir
  6. Tambem me identifiquei muito com o post!

    ResponderExcluir