MENU

16 de mar. de 2014

O que vi em Brasília



Como já citado aqui mesmo no blog, fomos premiados pela produção e votação de um curta sobre a lei Maria da Penha.
Fui à Brasília, juntamente com uma aluna representando a sua turma e mais o seu responsável.
Era a oportunidade para conhecer a capital do meu País.
Decidi então, em algum momento da viagem, escrever sobre o que eu vi em Brasília, ou melhor, do que eu vi durante essa viagem.

Eu vi um voo com muitas pessoas engravatadas, políticos eleitos, assessores... tanto na ida quanto na volta.
Em Brasília, tive a oportunidade de ver as obras de Niemayer, o planejamento da cidade. Planejamento, que em certa medida não conseguiu evitar problemas. Como é o caso de ter uma região dedicada à rede hoteleira, mas que carece de ter nas proximidades uma lanchonete, um mercado, uma farmácia. A não ser é claro, algum shopping para amenizar essa dificuldade.

Mas o que mais me marcou foi o dia da cerimônia, quando adentramos o prédio do congresso nacional, que abriga a câmara dos deputados e o senado, além de outras coisas.
Para começar, há exigência do tipo de roupa para entrar lá. Por que será? Talvez (posso estar errado), para limitar quem realmente vai entrar, nas sessões do Senado e dos Deputados, não é possível entrar com nenhum material (papel, celular, câmera fotográfica), há dias que a entrada da população não é permitida! Tudo isso parece um controle para não ser incomodado, para se fazer o que se quer, sem ser cobrado ali mesmo!!
Na reunião que tivemos com alguns deputados, ficou claro a falsidade com que fomos tratados, como se fôssemos velhos amigos, como se estivessem interessados em saber quem somos e sempre vinham com seus preconceitos, pois sempre indagado sobre quem eu era, pensavam que era aluno.
Você até pode encarar isso como algo bom, mas qual é a ideia que as pessoas tem do que é um professor? Provavelmente de que é uma pessoa idosa!!!
As várias fotos tiradas, meramente para fazer propaganda política para colocar legendas como "deputado tal prestigia aluno do seu Estado em concurso..." NOJENTO!

É claro que não foi de todo o mal, fora isso o evento era importante, a temática é importante e contribui em certa medida para refletir sobre os valores da sociedade.
É impressionante também o quanto se gastou com nós, entre hotel, alimentação e transporte. Agora penso, e quanto a eles? Quanto é gasto para manter suas mordomias? Dois dias em Brasília e minha estada custou R$1.000,00 ao Banco Mundial!!! Sem contar o transporte. Isso vezes 18 pessoas!!!!

Era necessário mesmo?

Enquanto isso, pessoas acampando ao lado de alguns Ministérios, cobrando investimentos, atenção, melhorias... e não eram recebidos por seus "representantes".

Eu vi que aquilo não é a minha realidade, ou melhor, a da maioria das pessoas.

2 comentários:

  1. Ótima reflexão Daniel. Realmente, nossos representantes não nos representam.

    ResponderExcluir
  2. Zelia Maria da Silva17 de março de 2014 às 21:27

    Gostei muito da sua reflexão!!! Eles parecem serem seres superiores!!! E vivem do nosso dinheiro, é para ficar indignado!!!!

    ResponderExcluir