MENU

1 de mai. de 2013

Museu do Holocausto - Curitiba

Sexta-feira passada (26/04) os alunos do 2º ano do magistério da manhã do Colégio Visconde de Guarapuava, alguns professores e eu, visitamos o Museu do Holocausto, em Curitiba.
Inaugurado a pouco tempo, o Museu é pequeno, mas conserva a memória de um dos episódios mais marcantes da história da humanidade. 
A foto acima, foi tirada na entrada do Museu, que proibe o registro na parte interna. Acompanhados de uma guia, que consegue prender nossa atenção pelo conteúdo das suas explicações e da interatividade que proporciona, foi possível compreender melhor essa história e também se emocionar com algumas imagens e histórias de pessoas, que tentaram, com o que podiam, resistir ao verdadeiro inferno que deve ter sido para aqueles que presenciaram esse horror.

Em uma das partes do Museu, existe alguns panos brancos, que contêm o nome de pessoas que são chamadas de Justos, por terem ajudado algum judeu no momento do Holocausto, sem esperar nada em troca. Um dos Justos mais famosos é Oskar Schindler, que teve até um filme contando a sua história. Mas o que quero destacar, é o conhecimento sobre um Justo, até então, desconhecido e que coincidentemente tem o mesmo sobrenome que o meu: Piasecki. O Justo é Leopold Piasecki, o qual estou tentando conhecer melhor a sua história, mas que ainda não obtive muita coisa.

Acredito que a visita, contribui para que não seja esquecido o que ocorreu nesse período histórico e como em outros momentos da história humana, como é lembrado na parte final do Museu, que possuí um quadro de vários acontecimentos semelhantes, em que a intolerância, o preconceito e as ações desumanas provocaram situações trágicas.Talvez a educação possa contribuir para que "Auschwitz não se repita", como afirmou o filósofo Adorno. Enquanto houver atos desse tipo, a lembrança desses fatos não podem ser esquecidas.

18 comentários:

  1. O passeio foi ótimo, foi muito bom conhecer a história do Holocausto e de certa forma poder vivenciar o sofrimento daquelas pessoas que foram discriminadas, torturadas, perseguidas. Tudo isso nos faz refletir e repensar nossos valores e atitudes que muitas vezes nos dias de hoje ainda que em proporções menores pessoas são perseguidas, e sofrem diversas formas de preconceito por serem diferentes aos nossos olhos mas que independente de qualquer "diferença" são pessoas e merecem ser respeitadas. Fernanda-10

    ResponderExcluir
  2. Foi muito bom, uma experiencia maravilhosa que aprendi, pois descobrir que apesar de tudo ainda existe pessoas boas que tiveram a coragem de salvar e ajudar as pessoas a nao morrerem e com isso demostram uma homenagem a essas pessoas que deram a vida por outras e lutaram pelos seus direitos, e que com isso esse sofrimento vai sendo lembrado atraves deste museu. Aprendi muita coisa e descobri também, foi algo muito bom e acredito que todos gostaram.
    Numero: 05

    ResponderExcluir
  3. A viagem em si foi muito boa mais o passeio no museu do Holocausto foi incrível,pois descobrimos coisas novas sobre o nazismo, vimos um pouco da história de cada pessoa que sofreu na guerra,as suas lutas para sobreviver... Entrei la com um modo de pensar, e saí com um completamente diferente, pode se dizer que aprendi o verdadeiro significado do Holocausto. Não sei descrever exatamente o meu pensar, mas posso dizer que foi uma experiência incrível...
    Nº31.

    ResponderExcluir
  4. A visita foi ótima... Adorei saber que no meio de tanto sofrimento ainda existiam pessoas boas (os Justos).Que ajudavam aqueles que não podiam se refujiar de maneira alguma... Também conhecer a hitória daquelas pessoas que foram discriminadas, torturadas, mortas me fizeram refletir um pouco mais sobre a vida! Nessa viagem podemos ver e sentir (emocionalmente), o que os Judeus sentiam naqueles tempos... E essa visita não será esquecida tão cedo por mim :)
    Nº 15

    ResponderExcluir
  5. A visita foi ótima... Adorei saber que no meio de tanto sofrimento ainda existiam pessoas boas (os Justos).Que ajudavam aqueles que não podiam se refujiar de maneira alguma... Também conhecer a hitória daquelas pessoas que foram discriminadas, torturadas, mortas me fizeram refletir um pouco mais sobre a vida! Nessa viagem podemos ver e sentir (emocionalmente), o que os Judeus sentiam naqueles tempos... E essa visita não será esquecida tão cedo por mim :)
    Nº 15

    ResponderExcluir
  6. O presente passeio foi importantíssimo, principalmente para nós ainda jovens, que através dos variados meios, sejam eles: Educação,Família, recursos tecnológicos...buscamos compreender um pouco mais a fundo a história da humanidade que por sua vez nos influencia até hoje. O Museu do Holocausto é um lugar onde isso se torna possível, mostra-nos como os seres humanos podem ser tão desumanos com os seus semelhantes, sem nenhum sentimento de culpa , com sangue nos olhos, sem o mínimo de afeto possível. A partir desse passeio a mensagem que ficou marcada em nós e para a nossa vida é que nós, seres humanos, temos nossas diferenças sim, porém isso não nos dá o direto de prejudicar o próximo, maltratá-lo, tornar sua vida um "inferno", todos merecem ser respeitados independentemente de qualquer circunstância, mesmo que para nós, diante dos nossos valores algo seja considerado errado. Mas, uma coisa que nos deixa "feliz", foram os Justos, pessoas que estavam dispostas a ajudar o próximo sem pensar nas consequências, mesmo que para isso suas vidas fossem tiradas. É como cita Anne Frank, "Apesar de tudo, ainda acredito na bondade humana", como ela nós também não devemos perder a esperança de que um dia o mundo possa melhorar, devemos contribuir ao máximo para que as perseguições e atos maldosos acabem no mundo ou que pelo menos diminuam.
    Gabriela, nº 11.

    ResponderExcluir
  7. Ao visitar ao museu pude conhecer melhor a história do Holocausto,vendo o sofrimento dos judeus causado pelos alemães .Apesar de tudo o que sofriam ainda existiam pessoas capazes de ajudar,os sobreviventes ficaram com marcas dessa tragédia par toda suas vidas,pessoas que na época eram crianças hoje ja são idosos e apesar do tempo ainda sofrem com as marcas deixadas pelo Holocausto.
    O museu é algo muito importante pois através dele muitas pessoas podem conhecer melhor o que foi o Holocausto e também uma forma de prestar homenagem a todas as pessoas que sofreram com a guerra.
    Adorei a visita e espero poder voltar :3. Eduarda n°7

    ResponderExcluir
  8. A visita ao museu foi incrivel, pois pudemos aprender um pouco mais sobre o holocausto, la dentro podia-se sentir o sofrimento das pessoas, parece que entramos na época, e que a gente sentia a angustia passada pelas pessoas daquela tragedia. O holocausto vai ficar marcado pra sempre, e que a gente reflita sempre sobre isso, não esquecer do sofrimento daquelas pessoas, e que eles foram guerreiros. Foi uma viajem de muitos conhecimentos, adorei *-* , nº 24.

    ResponderExcluir
  9. o visita ao museu foi um grande aprendizado para todos,não só na historia do holocausto mais sim para vida,todos que viram e sentira alguma tipo de emoção vendo o sofrimento que elas passaram levaram algum tipo de "lição" para suas vidas,aprendendo a dar valor a oque temos,a familia,a liberdade.
    imagino o sofrimento que aquelas pessoas passaram e como elas foram verdadeiras guerreiras(os) vendo seu familiares,amigos sendo mortos em sua frente.Certas imagens mexeram bastante comigo e me fizeram refletir sobre a vida e o quanto reclamamos dela sendo que não nos falta nada.
    Gostei muito da visita,foi bastante emocionante -19

    ResponderExcluir
  10. A visita foi ótima, trouxe varios conhescimentos novos, e de certa forma como falou a Fernanda presenciamos alguns momentos acontecidos, Como pegamos aqueles livrinhos com um pouco da vida de alguns sobreviventes, algumas vezes sentiamos como se fossemos aquela pessoa nos momentos de angustia, tristeza. Com os vario efeitos que o museu tinha, dava a senssação que estavamos lá, cada vez mais participando daquele epsódio. O bom é saber que mesmo com tanto sofrimento ainda tinha as péssoas que tentavam ajudar os outros. Quem conseguiu sobreviver essa tragédia, e ainda esta vivo tem muitos ressentimentos, e é impossivel não ter por serem dessa forma injustiçados. Como me interresso muito por esse assunto do Holocausto achei muito interressante nossa viagem, assim conhessemos como o governo de Hittler foi horrivel, e ainda tem gente que se diz nazista.
    Katiele n° 21

    ResponderExcluir
  11. A visita ao museu foi bem interessante, fez com que nós pudéssemos aprender mais sobre o holocausto, a historia de algumas pessoas que sofreram nesse tragédia, oque eles passaram durante esse período , adorei saber que existem pessoas boas tentando ajudar os que não podiam se refugiar[justos],fez com que pensássemos mais sobre a vida e ver que no meio um mundo assim ainda existe pessoas boas. n°09

    ResponderExcluir
  12. A viajem foi muitooo boa, e a visita ao museu foi otima, aprendemos de uma forma mais facil e diferenciada o que realmente aconteceu no holocausto, dentro do museu nos sentiamos como se estivessemos vivenciando a guerra. O papel que ganhamos na entrada e fomos acompanhando até a saida, continha a historia de vida de uma pessoa que vivenciou o holocausto, nesse momento nos sentiamos como se fossemos a pessoa e compreendemos a cruel injustiça que aconteceu com os judeus, causada pelos alemães, vimos também que apesar de tudo existiram pessoas boas e justas que ajudaram os judeus, e que nos dias de hoje deviam existir mais pessoas assim que querem acabar com o preconceito e injustiça que ainda hoje existe. N°06

    ResponderExcluir
  13. Antes de partir essa viagem,eu fiquei pensando como poderia ser o museu e não sei que você já assistiu o filme "Uma Noite no Museu " e fiquei imaginando isso, será que vai ser parecido ou não mas quando cheguei naquele museu do Holocausto,nossa era completamente diferente,mas eu gostei muito de lá mas, dentro do Holocausto eu senti o sofrimento das pessoas, mágoa e angústia,daquelas pessoas que foram discriminadas, torturadas, mortas e tudo isso nos faz refletir e pensar nossos valores e atitudes!
    O museu é algo muito importante,e vai ficar marcado pra sempre tudo que refletimos a isso!
    E amei a "Viajem do Estudos" e agostei muito de visitar por lá.
    Espero que agente volte,pra conhecer mais sobre isso (:
    N°18

    ResponderExcluir
  14. Antes de partir essa viajem eu fiquei pensando como seria o Museu do Holocausto,quando cheguei lá era completamente diferente e não era aquilo que eu tava pensando quando eu achava que era e quando entrei lá naquele exato momento e me senti mágoa,a angustia e tudo isso me faz refleti um pouco mais sobre a vida,e pensar em nossos valores e atitudes!
    Posso dizer que foi uma experiência incrível...
    O museu do Holocausto vai ficar marcado pra sempre, e que a gente reflita sempre sobre isso!
    E adorei a "Viajem do Estudos"
    Espero poder voltar pra que possamos conhecer mais.

    ResponderExcluir
  15. A viagem foi ótima pois podemos conhecer um pouco mais sobre o que foi o Holocausto em sí, la dentro do museu em algumas salas fiquei emocionada com varias historias, e na estrutura do museu la dentro até nos leva a entrar um pouco na história pois é escuro e da uma sensação diferente achei também bem interessante que logo na entada tem uns quadros de pedra que é bem legal e também dos livros que eles entregam para nós antes de entrarmos com a história de algumas pessoas, e que em alguma sala a guia mandava-nos a ir na tal pagina esse livro também ajudou a nós interagir assim não ficando só parada vendo e escutando assim com o livro nos participava e também não esquecendo da sala dos panos brancos que lá tinha os nomes das pessoas que de alguma forma foi muito importante pois ajudaram muito os judeus e assim nos provando que apesar de tudo ainda tem pessoas que ajudam, não pensando só nelas como diz a frase de Anne Frank "Apesar de tudo ainda acredito na bondade dos humanos". e com certeza não vou esquecer dessa viagem pois foi muito importante para o meu aprendizado *--*. Ketelin Maria n° 22

    ResponderExcluir
  16. A viagem em geral foi muito massa.
    O difícil para mim sempre foi de como relacionar os filmes que assisti sobre as guerras mundiais com essa palavra tão estranha – holocausto, já ouvi muito sobre ela, porém nunca tive facilidade de compreender. Achei incrível a primeira frase de Anne Frank - “Apesar de tudo ainda acredito na bondade humana”, antes de entrar no museu eles nos dão uma frase de esperança, mais ainda sim me perguntei, por que? Após entrar no museu e conhecer as histórias de tantos que morreram inocentes, tantos que resistiram, tantos que não quiseram se entregar, não por eles mais para salvar outros. Também os tantos soldados que foram obrigados a matar inocentes, aqueles que não mataram e ainda esconderam alguns, alimentaram e agasalharam. Tantas histórias de “loucura” sem egoísmo estas lutando contra o maior ato de egoísmo de toda a história da humanidade. Além do sofrimento, da dor, da angustia, das doenças, das infâncias corrompidas, ainda assim alguns retiraram forças de onde não tinha mais e tiveram esperança.
    Esse ato que achei mais incrível nestas pessoas que sofreram com o holocausto. Acredito que é essa ideia de Anne Frank que nos motiva a ir contra as agressões físicas e verbais que ainda ocorrem nos dias de hoje, e essas pessoas no mostram a não apenas nos defender mas também defender os demais que estão ao nosso redor. E foi esse exemplo que essa visita me proporcionou, e também pude ter um contato mais prático com o que proporcionou o holocausto.
    Falando sobre o museu, achei muito legal os meios que o museu utiliza para contar a história de uma forma mais visual com os objetos, depoimentos, fotos, etc.
    Acho que a existência desses museus são fundamentais para que as pessoas conheçam essa história e reflitam para que estão atos não sejam repetidos. - n°: 20 Kamila

    ResponderExcluir
  17. essa foi muito gratificante em alguns aspectos como o de aprofundar o conhecimento em relação ao holocausto e também, o museu nos proporcionou conhecer não só o que a escola havia nos ensinado, o museu nos proporcionou conhecer as pessoas que ajudaram os que mais precisaram naquele tempo. uma das coisas que mais gostei no museu foram os depoimentos das pessoas que viveram naquele tempo.
    renato n° 28

    ResponderExcluir
  18. Quando eu entrei no museu me veio um sentimento de angústia, parecia que a gente estava no meio daquela guerra, pois o museu é um ambiente gelado e escuro... é um ambiente bastante impactante. Fiquei impressionada quando soube que no meio de tanta maldade existia ainda os justos, que se importavam e tentavam ajudar as pessoas que sofriam... É muito triste soubermos que o motivo dessa guerra foi o preconceito e a intolerância, que inocentes foram mortos brutalmente... E infelizmente essas pessoas foram obrigadas a aceitar seus destinos impostos pelos nazistas... Esse holocausto sempre ficará na história para que seja a última vez que inocentes foram mortos tão cruelmente. nº4

    ResponderExcluir