MENU

3 de nov. de 2011

#21 05 de novembro + 1ª dica de filme


O dia 05 de novembro está chegando e essa data promete.
Um dos motivos é que Hackers do grupo Anonymous ameaçaram atacar sites de grandes corporações no próximo sábado (5/11).
O Anonymous é um grupo de hackers surgido em meados dos anos 2000 no fórum 4chan. O grupo aumentou suas atividades em 2010, atacando sites de grandes empresas e governos. A ação mais famosa do Anonymous foi o ataque à Sony, que tirou a rede de jogos PSN do ar por quase de um mês.

Mas essa data na verdade se refere ao que aconteceu em 1605,
na Inglaterra. O revolucionário Guy Fawkes foi preso ao tentar explodir o Parlamento Britânico. Fawkes e seu grupo pretendiam assassinar o Rei James I, mas o plano foi descoberto. Fawkes foi torturado e executado no ano seguinte. Desde então, a data é conhecida no Reino Unido como Dia de Guy Fawkes. Também conhecida por Conspiração da Pólvora.

A história de Fawkes ganhou popularidade nos anos 1980 com a série de quadrinhos "V de Vingança", escrita por Alan Moore. Na série, ambientada no futuro, um revolucionário mascarado planeja derrubar um regime totalitário. A máscara do personagem é uma versão estilizada do rosto de Guy Fawkes.

E o principal motivo dessa postagem é o de indicar o filme V de Vingança, apesar de não ser lançamento, mas que faz alusão a história e aos quadrinhos. 

A versão para cinema saiu em 2006, o que revitalizou a popularidade de Guy Fawkes. A máscara inspirada no ativista é um dos principais símbolos do Anonymous e também do movimento Ocupe Wall Street.
Máscara de Guy Fawkes
Guy Fawkes
O enredo é situado num passado futurista (uma espécie de passado alternativo), numa realidade em que um partido de cunho Totalitário ascende ao poder após uma guerra nuclear. A semelhança com o regime Fascista é inevitável devido ao fato do governo ter o controle sobre a mídia, a existência de uma polícia secreta, campos de concentração para minorias raciais e sexuais, muito perto do que pensou Hannah Arendt no seu livro "Origens do totalitarismo" de 1951. Existe também um sistema de monitoramento feito por câmeras nos moldes de "1984", de George Orwell, escrito em 1948. (Na época, o CCTV ainda não existia tal como o é hoje na Inglaterra quando a obra foi escrita).
A história em quadrinho foi escrita num momento histórico no qual a Inglaterra estava implementando o sistema Capitalista Neoliberal com a primeira ministra Margaret Thatcher. Ao mesmo tempo o "Socialismo Real" da extinta U.R.S.S. (atual Rússia), estava em total descrédito devido aos horrores do Stalinismo.
"V" (codinome do protagonista) tem uma postura Anarquista.
Nesta obra, como definiu tanto Enrico Malatesta no seu livro "Escritos revolucionários" e outros Anarquistas, como Mikhail Bakunin, Pierre Joseph Proudhon, Max Stirner, Emma Goldman, Piotr Kropotkin e Henry David Thoreau, o Estado é visto como limitador da Liberdade, sendo assim Totalitário.

O filme, além dos seus aspectos históricos, mostra como a mídia é utilizada para manipular a opinião pública e também faz emergir em nós uma vontade de mudança, de manifestar-se, de realmente provocar uma revolução. Pelo menos foi o que senti.

Uma das frases mais interessantes do filme:

"Um homem pode morrer, lutar, falhar, até mesmo ser esquecido, mas sua ideia pode modificar o mundo mesmo tendo passado 400 anos." 

As ideias ficam, nós não.


http://pt.wikipedia.org/wiki/V_for_Vendetta
http://tecnologia.ig.com.br/hackers-ameacam-atacar-grandes-corporacoes-no-proximo-sabado/n1597347664244.html

Um comentário:

  1. "Feliz aquele que transmite o que sabe e aprende o que ensina."-Cora Coralina-
    Já tô te seguindo! Venha me visitar também!
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
    Abraço!
    Elaine Averbuch Neves

    ResponderExcluir