MENU

5 de set. de 2011

#3 Senso de coletividade

Há tempos que pensei sobre isso e sempre lembro quando fico com raiva de situações as quais irei descrever abaixo.
Por exemplo: você está dirigindo, então para, porque a preferencial não é sua; olha para os lados e só vem um carro, lógico que você irá esperar que ele passe para daí então você avançar. Mas eis que, chegando próximo da esquina, já virando a esquina o indivíduo do outro carro dá sinal que irá dobrar. Nesse momento meu sangue ferve, e penso:
"Deuses do céu" (para não citar um palavrão!), por que o indivíduo não avisou antes que iria fazer a conversão? Pois tivesse avisado, eu já poderia ter seguido em frente.
Outra situação, da qual normalmente acredito que a maioria das pessoas já passou é quando estamos num corredor, e estamos querendo passar, mas pessoas insistem em fazer um círculo e ficar conversando, obstruindo o espaço e mesmo avistando que pessoas querem passar por ali, elas não se movem. O que nos resta? Brincar de desviar obstáculos e claro, se desculpar por estar atrapalhando a conversa, que não poderia ser feita em nenhum outro lugar ou de maneira que permitisse o fluxo de pessoas.
Esse tipo de situação já presenciei em corredor de ônibus, o que piora a situação. Quando viajava para estudar em Guarapuava, o ônibus passa em determinados pontos para embarcar os estudantes. Eu normalmente embarcava nos primeiros pontos e ficava observando a entrada do pessoal. Em determinados pontos entravam um número maior de indivíduos e reparei que algumas pessoas que já estavam sentadas nos seus bancos, tinham uma necessidade "enorme" de levantar e ficar de pé no corredor arrumando alguma coisa na mochila que estava no bagageiro superior, enquanto uma fila de indivíduos tentava passar e o ônibus não podia seguir porque a fila não andava e todos não conseguiam embarcar porque alguém estava atrapalhando o fluxo no corredor.
Caros leitores, se você ainda não conseguiu fazer relação do título dessa postagem com os exemplos citados, eu tento explicar:
- O título na verdade remete de forma irônica a FALTA de senso de coletividade entre as pessoas, porque muitos acreditam (pasme!!) que vivem sozinhos! Pois eles não pensam se outras pessoas necessitam seguir adiante com seu carro e talvez seja importante seguir a regra de indicar se irá fazer uma conversão, ou talvez o fato de que num corredor além dos que fazem parte do círculo de amigos outros indivíduos queiram utilizar a passagem, para... sei lá, andar de um lado para outro... ou então que é melhor organizar suas coisas antes que outras pessoas queiram passar pelo corredor do ônibus até chegar ao seu banco, agilizando o processo para que os demais possam embarcar e a viagem prosseguir.
Talvez seja loucura da minha parte, acreditar que as pessoas fazem por querer ou que elas não tem senso coletivo...
Mas se você já presenciou uma dessas situações ou percebeu que VOCÊ FAZ ISSO... talvez eu não estou tão louco...

Um comentário:

  1. Ou ainda, já vi isso acontecer em locais de trabalho... pessoas falando altíssimo e outras querendo trabalhar ou então... sei lá, querendo só paz!!! Você nunca viu isso não é amigo Daniel!? rsrsrsrs

    ResponderExcluir