MENU

22 de out. de 2013

II Festival Nacional de Imagens EM Diálogo

http://www.emdialogo.uff.br/sites/all/themes/emdialogo2013/images/topopaginafestival.png

Convido a todos para acessarem o site do II Festival Nacional Imagens EM Diálogo para votarem nos vídeos selecionados para participar. O Festival é temático e anual que tem como objetivo principal estimular a expressão de estudantes do ensino médio sobre escola e juventude por meio da produção audiovisual. O tema este ano era “A Escola, a aula e eu”. Os vídeos poderiam ser obras de ficção, documentário, animação e experimental.

O festival é de âmbito nacional e conta com 17 concorrentes do Estado do Paraná entre os 27 selecionados para a etapa final. Desses, 03 são do Colégio Visconde de Guarapuava, no qual leciono.

Há premiação para os vídeos mais votados, por isso seria importante a sua visita e votação. Basta fazer um cadastro rápido no site e votar.

Os vídeos dos meus alunos foram produzidos durante as aulas de Filosofia com as turmas do 2º N, 3º A, 3º B, 3º C e 3º D, sendo uma atividade que estava relacionada ao conteúdo de estética e houve o convite para aqueles que tivessem interesse que postassem seus vídeos no site do festival.

Os vídeos selecionados são:

AMOR DE MATEMÁTICA
É uma paródia que retrata como é o dia a dia dos alunos que trabalham o dia todo e estudam a noite, as dificuldades e o cansaço dos alunos. 3º C.

NÃO É FÁCIL SER BOM
O vídeo fala sobre a falta de incentivo para os bons alunos por parte da escola. Muitas vezes os alunos que são bons e talentosos não são valorizados, porque a escola está mais preocupada com os que só fazem bagunça e não querem aprender. 3º A
 
ALUNO NA ESCOLA
A vida de um aluno comparada de forma metafórica com os conteúdos escolares. 2º N



Etapa final III Olimpíada de Filosofia


Na última sexta-feira (18/10) ocorreu a etapa final da III Olimpíada de Filosofia do NESEF, em Curitiba. O Colégio Visconde foi representado com o trabalho de alunos dos 2º anos, sob minha orientação. Conforme publicado em postagem anterior veja aqui

Nesta última etapa não era obrigatória a participação dos estudantes, mas as alunas Nicole Bonfim e Lehtícia Fiuza representaram o grupo de 8 alunos no evento, socializando a peça teatral em vídeo que produziram, sob o título de “Formatação”.

Haviam mais de 90 trabalhos de todo o Paraná, divididos em várias salas durante todo o dia. Lá, professores e alunos puderam trocar experiências do filosofar. A Olimpíada Filosófica não visa distribuir medalhas ou colocações, mas simplesmente proporcionar a experiência do filosofar, incentivando os alunos a exercitarem o pensamento filosófico.

Agradeço o empenho dos alunos envolvidos e também deixo o convite para os alunos interessados no próximo ano, para participarem caso tenham interesse.

15 de out. de 2013

Sou professor


Tux, Animal, Pássaro, Livro, Livros



O dia do professor é comemorado no Brasil no dia 15 de outubro.
É um dia a ser comemorado, festejado e sempre é marcado pela luta pela valorização do profissional da educação.

O que me levou a ser professor, foi uma série de acontecimentos que me propiciaram escolher ser professor. Nunca pensei, quando criança ou adolescente ser professor. Apesar de fazer parte de uma família em que boa parte dos adultos eram ou foram professores, inclusive meu pai. Não pensava em tornar-me um. 

Durante o meu período escolar, lembro-me carinhosamente de de dois professores. Uma professora de Português (Marisa) e do professor de Filosofia (José), ambos no Colégio Floriano Peixoto de Laranjeiras do Sul. O que mais marca da professora Marisa é o incentivo a reflexão, da criatividade e das suas aulas que prendiam a atenção. Do professor José, o que marca é que foi ele quem pela primeira vez apresentou a Filosofia de forma institucionalizada e me encantei pela disciplina, a qual hoje sou professor.

Quando decidi fazer o vestibular para Filosofia, não estava preocupado com emprego. Mas foi no segundo ano do curso na Universidade que tive a oportunidade de atuar como professor, no começo com certo medo, receio de como dar aula. Mas logo nos primeiros dias percebi que aquilo me realizava e decidi então que gostaria de atuar nessa área. Desde então busquei e procuro atuar como um bom professor. Me preparando constantemente, buscando contribuir com a educação dos meus alunos. Isso me realiza.

Adoro meus alunos, adoro estar na sala de aula, dar aula, estar no ambiente escolar.

Parabenizo por essa pequena lembrança, todos aqueles professores que passaram pela minha vida e todos aqueles professores que fazem o que gostam, com dedicação e se preocupam com o trabalho que fazem.

17 de set. de 2013

Sessões da Câmara - O Estado é laico?



Sempre instigo meus alunos a participarem da vida política, para que possam saber como as coisas funcionam e que possam também eles se envolverem e proporem.

Uma das situações importantes para saber o que se passa na cidade, por exemplo, é acompanhar as discussões da Câmara de Vereadores de Guarapuava.
Mas aqui em Guarapuava é complicado, porque os excelentíssimos vereadores parecem mais crianças brigando pelos seus brinquedos, do que realmente vereadores.
Ataques pessoais, picuinhas, em que nada contribuem para o andamento das discussões. Isso quando não ficam elogiando, elogiando e elogiando alguém sem chegar a lugar algum. Talvez devessem ser mais objetivos e tratar de assuntos necessários, sem levar para o lado pessoal. Exige-se profissionalismo na conduta dessas discussões, deixando os problemas pequenos entre eles para depois das sessões. 

E outra, função de vereador não é defender prefeito, é fiscalizar o que ocorre. E mesmo sendo do mesmo partido, tem um compromisso com a população e não com o partido ou prefeito. Pelo menos em tese.

Além do mais, lembro de uma discussão que ocorreu na Câmara este ano, em que uma professora alertou para que aqueles que fiscalizam e propõem leis atentassem também para o cumprimento, pois o Estado é laico e não pode manifestar apenas uma confissão religiosa, assim como encontra-se um enorme crucifixo no salão da câmara. Será que outros símbolos religiosos, de religiões diversas seriam permitidas ficarem expostas lá?

Enfim, é duro aguentar as sessões que a Câmara de Guarapuava proporciona. Como instigar os alunos a se importarem e acompanharem o que acontece na sua cidade, se o que há lá é demagogia, conversa fiada e descumprimento da lei?

E na sua cidade, como é?

6 de ago. de 2013

III Olimpíada de Filosofia

Olimpíada Filosófica - NESEF - UFPR
No dia 02/08 o Colégio Visconde participou da etapa regional da III Olimpíada de Filosofia que foi realizado no Colégio Tupy. O Colégio foi representado pelos alunos Christian Lucas, Cristiano Walter, Douglas Kuspiosz, Gabriel Rocha de Oliveira, Isabela Ames, Lehtícia Fiuza, Matheus Kurta e Nicole Bonfim, todos alunos do 2º ano do ensino médio, e orientados pelo Professor Daniel Donato Piasecki.


A Olimpíada é uma parceria entre três instituições (NESEF/UFPR/SEED) e se encontra na sua terceira edição. Ela se destina aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas a fim de que produzam trabalhos filosóficos orientados por seus professores como mediadores no processo de pesquisa e produção filosófica. Tem como objetivo estimular atividades que permitam o estudante do Ensino Médio o estudo e a leitura de textos filosóficos, bem como a análise crítica das suas relações com a sociedade.



Os alunos fizeram a leitura do livro “Vigiar e punir” do filósofo francês Michel Foucault, e escolheram trabalhar a terceira parte que trata sobre a disciplina. Ouve diálogos para compreender o texto, assim como a leitura de textos de apoio e a visualização do filme “1984”, do diretor Michael Radford, homônimo do livro “1984” de George Orwell.

Após analisar a parte específica do texto, que se refere aos poderes disciplinadores da nossa sociedade para formatar os indivíduos, os alunos optaram por produzir uma peça teatral, que segundo o regulamento da Olimpíada, deveria ser gravado e enviado para a comissão organizadora, mas antes apresentado na fase regional.

Abaixo segue o link para quem tiver interesse em assistir o vídeo:


A Olimpíada de Filosofia não tem um caráter de competição entre os participantes, mas sim de estímulo à leitura das obras filosóficas já produzidas e que os alunos possam, por si, compreender o mundo em que vivem e também serem autores da sua vida e não meros reprodutores de pensamentos e discursos já efetivados por outras pessoas, o que não é fácil, mas que é a proposta da Filosofia.
 
A última fase ocorre em Curitiba, em que o professor apresentará o material produzido pelos alunos para os demais participantes da Olimpíada de todo o Estado do Paraná. E talvez aja o convite para que os alunos apresentem pessoalmente a sua peça teatral.