MENU

17 de set. de 2013

Sessões da Câmara - O Estado é laico?



Sempre instigo meus alunos a participarem da vida política, para que possam saber como as coisas funcionam e que possam também eles se envolverem e proporem.

Uma das situações importantes para saber o que se passa na cidade, por exemplo, é acompanhar as discussões da Câmara de Vereadores de Guarapuava.
Mas aqui em Guarapuava é complicado, porque os excelentíssimos vereadores parecem mais crianças brigando pelos seus brinquedos, do que realmente vereadores.
Ataques pessoais, picuinhas, em que nada contribuem para o andamento das discussões. Isso quando não ficam elogiando, elogiando e elogiando alguém sem chegar a lugar algum. Talvez devessem ser mais objetivos e tratar de assuntos necessários, sem levar para o lado pessoal. Exige-se profissionalismo na conduta dessas discussões, deixando os problemas pequenos entre eles para depois das sessões. 

E outra, função de vereador não é defender prefeito, é fiscalizar o que ocorre. E mesmo sendo do mesmo partido, tem um compromisso com a população e não com o partido ou prefeito. Pelo menos em tese.

Além do mais, lembro de uma discussão que ocorreu na Câmara este ano, em que uma professora alertou para que aqueles que fiscalizam e propõem leis atentassem também para o cumprimento, pois o Estado é laico e não pode manifestar apenas uma confissão religiosa, assim como encontra-se um enorme crucifixo no salão da câmara. Será que outros símbolos religiosos, de religiões diversas seriam permitidas ficarem expostas lá?

Enfim, é duro aguentar as sessões que a Câmara de Guarapuava proporciona. Como instigar os alunos a se importarem e acompanharem o que acontece na sua cidade, se o que há lá é demagogia, conversa fiada e descumprimento da lei?

E na sua cidade, como é?

2 comentários:

  1. Acredito que não é diferente em outras cidades. Aqui em Laranjeiras, bem como em Porto Barreiro também é assim. Conheço a mais tempo a cidade de Porto Barreiro então me sinto a vontade para escrever sobre o citado município. Lá as picuinhas devem ser até maiores que aí em Guarapuava, com certeza são maiores. Um município pequeno, com 3.700 habitantes, desses, 2.800 eleitores, imagina. Na câmara é situação querendo aparecer e oposição tentando travar todos os tipos de projetos que possam melhorar a vida da população, sempre visando a próxima eleição para poder dizer: a gestão atual não fez nada pelo município. E como mudar essa realidade? Não consigo ver solução.

    ResponderExcluir
  2. A questão da laicidade é bastante complicada. Mas concordo com você, deve mesmo ser tirado os crucifixos dos lugares públicos, principalmente câmaras e prefeituras, pois acho uma afronta ao próprio Deus, deixar exposta a imagem de Seu Filho em lugares onde acontece tanta roubalheira e injustiça.

    ResponderExcluir