MENU

2 de jun. de 2013

Concurso cultural estimula criatividade

 


No sábado (25/05), no Colégio da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, ocorreu a premiação dos finalistas do “Concurso Cultural Recriando Vinicius e Drummond: aprendiz em construção”, que foi realizado numa parceria da editora Companhia das Letras e Secretaria Estadual de Educação do Paraná, tendo como objetivo estimular a produção poética, ilustrativa e musical dos alunos. O concurso foi realizado em nível estadual e ocorreu em outros sete Estados brasileiros. No total, foram 403 trabalhos recebidos entre todas as categorias, que foram analisadas por uma curadoria especializada em cada modalidade de participação. 
Três eram as categorias que os alunos poderiam participar: canção, ilustração e poesia.
Os representantes da nossa região na grande final foram alunos de Guarapuava e Pinhão.


O aluno Laertes Ribeiro de Oliveira Júnior, do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, participou na categoria ilustração, orientado pelo professor Daniel Donato Piasecki. Entre 72 inscrições nessa categoria ele foi selecionado e ficou entre os 5 primeiros, que tiveram a oportunidade de explicar a sua inspiração para três jurados que ao final, decidiram a classificação dos selecionados. Inspirado no poema “Mulher carioca” de Vinicius de Moraes, Laertes ficou na classificação final em 4º lugar.

Os alunos Adan Lucas Rocha, Jean Henrique Costa Dellê, Gabriel França e Victor Henrique Liss, do Colégio Estadual Prof. Mario Evaldo Morski, de Pinhão, ficaram em 2º lugar com a canção "Antigas Memórias", a qual dialoga com o poema "Memória", de Drummond e além de tocar ao vivo a música composta por eles, tiveram a oportunidade de explicar a inspiração. Os alunos tiveram a orientação da professora Andreza Ribeiro Nunes.

Os jurados citaram que o concurso no Paraná teve até agora as melhores obras e a escolha dos premiados foi muito difícil, devido ao alto nível encontrado nas inscrições.

Concursos como este são importantes para estimular nossos alunos e despertar a criatividade que eles tem. No link abaixo você pode ouvir as músicas selecionadas, ler as poesias e visualizar as ilustrações premiadas, vale à pena conferir!!!

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa de incentivar seus alunos, professor!
    Realmente a ilustração de seu aluno ficou muito bonita e criativa, como antes tu havia me contado.
    Abraço!!

    ResponderExcluir