MENU

25 de set. de 2011

# 9 Seleção - Ridículo!

Seleção
      Desculpa, mas o tema desse texto não é sobre seleção brasileira, é sobre algo mais importante. Tem haver com educação, e pasme: exclusão.
      Sim, exclusão. Não é assunto novo e está em todos os lugares, a necessidade de acabarmos com a exclusão, de possibilitar a inclusão de todos os indivíduos, sem diferenças monetárias, de gênero, etnia. E por que espaço melhor do que a escola para promover isso?
      Porém, não é o que tem acontecido em alguns estabelecimentos de ensino. Há escolas que tem feito seleção de quem vai estudar nela, em que os responsáveis pelo aluno, antes de efetuar a matrícula, passam por uma entrevista, para saber, por exemplo, se o aluno é “bom”, estudioso, como são as notas, sendo critério para ser aceito ou não. Essa escola preocupa-se com o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e não quer aceitar alunos que possam prejudicar o seu índice.
      Mas não pense você que estou me referindo à uma escola da rede privada. Não, estou citando um caso ocorrido em uma escola da rede estadual, no município de Laranjeiras do Sul. É dever do Estado garantir acesso à educação de crianças e jovens, gratuitamente. Dever dos pais ou responsáveis matricular seus filhos. Direito do aluno de estudar no local mais próximo da sua residência.
      Se uma escola dessas, que seleciona quem pode entrar, querendo receber apenas alunos que não tenham dificuldades de aprendizagem e/ou apenas estudantes com poder aquisitivo, creio que isso tem haver com exclusão. Dessa forma, que valores são passados aos que tem o “bilhete premiado”, aos estudantes dessa escola? Será que é trabalhado o direito de acesso a todos, repito: TODOS, às políticas públicas? Ou será que estão reproduzindo a exclusão?
      Não tenho filhos, mas com certeza não gostaria de matriculá-los em uma instituição que age de maneira excludente. Por mais que o estudante tenha suas limitações e dificuldades, ele tem o direito de estudar na escola que quiser, ainda mais se for próximo à sua residência.
      Se isso acontece na escola, que é um ambiente (ou deveria ser) diversificado e democrático, qual será o reflexo disso na sociedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário