MENU

12 de set. de 2011

#5 Gianecchini vai morrer!

Assim como eu, você e os demais. De todos os fatos da vida, podemos apenas afirmar que isso realmente irá acontecer. Esse assunto sempre é deixado de lado, pois tentamos ao máximo evitá-la, aparentemente temos medo em nos deparar com ela, seja pelo fato de nos trazer sofrimento ao lembrarmos de alguém querido que já se foi, ou por não sabermos exatamente o que nos acontecerá pós-morte.
Com isso, acreditar que há "vida" após a morte é uma contr
adição, pois, se ao morrer continuar vivendo, o certo é que então não ouve morte. Além disso, ter consciência de que está morto não deve ser nada agradável, deve ser horrível, saber que agora sim haverá eternidade em algum plano, seja ele no "céu" ou no "hades", e para quem adora esse "plano" em que vivemos o outro "plano" pode não ser interessante. Acredito que as explicações de que há outra coisa pós essa vida, seja uma reencarnação, paraíso... é uma tentativa de aliviar o desespero pelo desconhecido, que sempre traz aflição e medo.
O certo é que, como o filósofo Epicuro refletiu, quando estamos vivos a morte não há, e quando a morte estiver, vivos já não estaremos e que portanto, o fim da linha deve levar os indivíduos a um sono profundo, inconsciente.
Outro fato é que desde que nascemos nos encaminhamos para a morte, e não há idade certa para o fato acontecer, pode ser a qualquer momento, jovens, idosos, não há critério.
Por fim, gostaria de afirmar que todos iremos chegar até ela, aí então, caso haja consciência, você pode confirmar meu pensamento ou refutá-lo, caso não aja consciência, infelizmente não haverá como comprovar.
Mas o fato de refletir sobre a morte nos remete à vida. Pois, como a morte é certa, temos que priorizar o que faremos na nossa vida, deixar de lado coisas desnecessárias e dar importância ao que realmente nos faz feliz.
Evitar correr atrás de supérfluos e dedicar-se a viver bem.
Não trabalhar 60 horas semanais e esquecer dos amigos, familiares, conhecer lugares.
Trabalhar de maneira a suprir nossas necessidade básicas, mas sem os amigos, os familiares não podemos ser felizes com bastante dinheiro.
Refletir sobre a morte é refletir sobre a vida.

4 comentários:

  1. Realmente esse é um assunto que assusta um pouco. De fato, não temos certeza do que irá acontecer após a nossa morte. Eu, como muitas pessoas, creio em uma outra vida após a morte, ou melhor, após a "passagem". Como você colocou, Daniel, se é morte significa que acabou, então prefiro escrever "passagem".

    ResponderExcluir
  2. O fato de pensar que somos finitos, nos deixa aterrorizados. Não sou historiador, mas acredito que o homem ao se perceber efêmero, começou a criar e acreditar em divindades eternas (o ser finito se prostrando para um ser eterno)e concebendo idéias de vida pós-morte, no anseio de não aceitar a sua condição. Não quero ser hipócrita de condenar a fé daqueles que crêem, mas é fato que durante muito tempo (continua ainda hoje) esse fator vida após a morte é utilizado para controle da população - aceite o seu sofrimento na terra que no céu terás a recompensa. Concordo com vc Daniel, temos que fazer dentro do possível aquilo que nos é aprazível.

    ResponderExcluir
  3. Grande Daniel!!!
    Parabéns pelo blog, voltarei mais vezes...

    ResponderExcluir