MENU

1 de mai. de 2013

Museu do Holocausto - Curitiba

Sexta-feira passada (26/04) os alunos do 2º ano do magistério da manhã do Colégio Visconde de Guarapuava, alguns professores e eu, visitamos o Museu do Holocausto, em Curitiba.
Inaugurado a pouco tempo, o Museu é pequeno, mas conserva a memória de um dos episódios mais marcantes da história da humanidade. 
A foto acima, foi tirada na entrada do Museu, que proibe o registro na parte interna. Acompanhados de uma guia, que consegue prender nossa atenção pelo conteúdo das suas explicações e da interatividade que proporciona, foi possível compreender melhor essa história e também se emocionar com algumas imagens e histórias de pessoas, que tentaram, com o que podiam, resistir ao verdadeiro inferno que deve ter sido para aqueles que presenciaram esse horror.

Em uma das partes do Museu, existe alguns panos brancos, que contêm o nome de pessoas que são chamadas de Justos, por terem ajudado algum judeu no momento do Holocausto, sem esperar nada em troca. Um dos Justos mais famosos é Oskar Schindler, que teve até um filme contando a sua história. Mas o que quero destacar, é o conhecimento sobre um Justo, até então, desconhecido e que coincidentemente tem o mesmo sobrenome que o meu: Piasecki. O Justo é Leopold Piasecki, o qual estou tentando conhecer melhor a sua história, mas que ainda não obtive muita coisa.

Acredito que a visita, contribui para que não seja esquecido o que ocorreu nesse período histórico e como em outros momentos da história humana, como é lembrado na parte final do Museu, que possuí um quadro de vários acontecimentos semelhantes, em que a intolerância, o preconceito e as ações desumanas provocaram situações trágicas.Talvez a educação possa contribuir para que "Auschwitz não se repita", como afirmou o filósofo Adorno. Enquanto houver atos desse tipo, a lembrança desses fatos não podem ser esquecidas.

27 de mar. de 2013

Relatos de experiência ANPOF 2012

anpofem

Como postado ano passado, ocorreu a ANPOF 2012, com uma novidade que foi a ANPOF Ensino Médio.

Nesta última, principalmente, participei prestigiando o trabalho de vários professores relatando suas experiências em sala de aula e inclusive fiz uma apresentação.

Pois bem, os vídeos dos relatos de experiência estão disponíveis no youtube.

Fica então, abaixo, o link para o canal da ANPOF que tem os relatos de experiência.

http://www.youtube.com/user/anpofem?feature=g-high-u

7 de mar. de 2013

AVX 1804


Os homens só são justos porque temem o castigo? A conduta ética depende apenas do medo da punição?

Desde que conheci o mito do Anel de Gíges, no curso de Filosofia, utilizo-o em sala de aula para tratar da conduta ética, que como questionado acima, versa sobre porque temos algumas vezes uma conduta ética, dentro das normas estabelecidas, para um bom convívio social.

25 de fev. de 2013

15 minutos de fama do sinalizador

 http://imguol.com/2013/02/22/22fev2013---imagem-do-sinalizador-foguete-manual-estrela-vermelha-com-paraquedas-usado-por-torcedores-corintianos-no-jogo-entre-corinthians-e-san-jose-pela-libertadores-o-rojao-matou-um-jovem-1361572250344_615x300.jpg

Quem diria que, um dos assuntos desse ano, se daria em torno de um sinalizador ou dois por aí.
Seja nos 15 minutos de fama que se deu ao sinalizador gaúcho, na boate em Santa Maria ou no sinalizador made in BraZil, que atingiu o torcedor boliviano. 
Como pode ser percebido, já estamos exportando tragédia e começamos pela América do Sul.

O que deve ficar evidente por aí, é que algumas coisas tem função específica e não são brinquedos. Pelo que compreendo, o sinalizador é para situações em que é necessário sinalizar o local de uma embarcação ou de pessoas em risco em alto mar, necessitando de resgate ou com algum problema necessitando de auxílio. Imagino que quem inventou não pensou em utilizar em cima de um palco ou em um estádio de futebol.

Mas como os seres humanos são um "bando de loucos", "loucos por ti: aparecer" é evidente que irão utilizar um artefato desses para sinalizar sua presença, mostrar para o que veio.

Espero que os 15 minutos de fama dos sinalizadores acabem por aí, espero que ninguém queira sinalizar sua presença na sala de aula com isso... ou no trânsito... 
Mas também não quero que os 15 minutos de fama das pessoas perdendo suas casas em deslizamentos, enchentes ou acidentes de trânsito em feriados voltem a aparecer.

31 de jan. de 2013

Vai começar, semana que vem...

Está chegando a hora, semana que vem já recomeça o ano letivo para as escolas estaduais. Aqui no Paraná, pelo que sei.

Ano que promete ser agitado já no seu início, por conta da possibilidade de greve dos professores, caso a pauta de reivindicações não seja atendida (melhor, já não foi atendida). Para saber pelo que estamos lutando (e não é apenas questão salarial para professores), clique AQUI. Nessa primeira semana tentaremos convencer aqueles que não querem aderir ou acreditam que está bom do jeito que está.