MENU

24 de jul. de 2013

Tira os bichos do zoo

 Zoo - Banda Karnak


Quem já foi a um zoológico ou viu por imagens o que é um zoológico?

O que pensa sobre isso? Acho interessante ver animais sem comprometer sua segurança? Gritou ou gritaria para o leão olhar para você, para o "urso de óculos" chegar mais perto ou a girafa não se esconder?

Mas o que será que tal situação tem haver conosco, homens livres, poderosos, que controlam as demais espécies, aprisionam para seu prazer, para sua segurança?

Bem, a visita a um zoológico nos mostra que os animais que lá se encontram, possuem o seu habitat natural reproduzido, de maneira reduzida é claro. Mas estão restritos a somente aquele espaço, não podem avançar a outros lugares, não podem nem mesmo exercer aquilo que é natural em si, como por exemplo a gralha azul, presa ela não pode voar e o seu canto é triste. Um chimpanzé parece se esconder das pessoas, pois acredito eu, ele já esteja cansado de ser visualizado. Imagine você, sendo observado, o dia todo, mesmo em momentos que você não quer.

O que estou me referindo, é que talvez a nossa vida seja esse zoológico. Sim, somos observados a todo momento, na escola, no trabalho. Estamos privados de exercer algumas coisas que são naturais em nós, não podemos também avançar para outros lugares, necessitamos de passaporte, pagar pedágio, cumprir com deveres.

O animal está no zoológico, ou como afirmaria Deleuze, na reserva, nós na empresa. E o índio? Tem uma reserva, é o seu local.

A vida é um imenso zoológico e acreditamos que somos livres. Alguns, poucos, realmente são livres, pois podem adentrar onde quiserem, mas a maioria não passa de um animal preso no seu espaço, rotineiramente limitado. Aquele que almejar sair dessa situação não é bem visto, é o louco, pois o certo é permanecer na ridícula rotina da vida moderna.