MENU

28 de jan. de 2013

Muito, mas muito além do peso!!

A preocupação em estar acima do peso, é uma das características da nossa época.
Fala-se que querem imitar os modelos de beleza, que ser magro é bonito, ser gordo não é saudável.

Porém, mais importante que a beleza deve ser analisado a saúde do indivíduo. É certo que não temos os mesmo tipo físico e é necessário saber escolher seus alimentos ou, pelo menos saber o que está consumindo e quais as consequências de determinados alimentos.


Talvez, essa seja uma das propostas do documentário brasileiro "Muito além do peso"
(clique no nome do documentário e baixe gratuitamente) que causa espanto por trazer relatos, principalmente de crianças que vivem com dificuldades devido a sua alimentação e que já tem doenças de pessoas de 60 anos, apesar de terem pouca idade (04 anos, como é o caso de um menino).

 Trailer do documentário "Muito além do peso"

O documentário, que é dos mesmos produtores de um vídeo sobre o mesmo assunto de anos atrás "Criança a alma do negócio", consegue estabelecer a cadeia de ligações que há entre a obesidade infantil, o mercado consumidor, a dificuldade dos pais acompanharem seus filhos e a publicidade que vitimiza as famílias.

Até o lanche que a escola propicia aos seus alunos é baseado em enlatados, assim como as escolas estaduais do Paraná. Além das cantinas que vendem produtos industrializados e não deveriam. Já as particulares, desconheço se há uma normatização, mas provavelmente vendem produto industrializados.
É fácil pensar, que quando há o dia do estudante ou comemoração de algo na escola, normalmente servem cachorro quente!!!! De vez em quando não tem problema, mas essa alimentação se torna diária.

Porém, a escola que vende e fornece um lanche que não é saudável não ensina seus alunos os benefícios de uma alimentação saudável e os malefícios do contrário. Além disso, as crianças hoje são muito sedentárias e por muitos fatores, mas diminuir a aula de educação física como foi feito aqui no Paraná, pelo governo do Estado, é dar um tiro no pé e nem quero cair no mérito da importância de que realmente todas as disciplinas são importantes.

Outro fator importante, é perceber que os produtos que nos fazem mal são baratos e aqueles, que nos fazem bem são mais caros. Por isso, o acesso a produtos saudáveis e de qualidade não é para todos. Faça a experiência, vá até o mercado e compre só "besteiras", vai sair mais barato do que comprar frutas, verduras, alimentos saudáveis.

Baixe esse documentário, de forma livre no site oficial do trabalho e assista com seus familiares. Mude seus hábitos, procure informação para não acabar fazendo com os outros, o que vejo uma conhecida fazer com sua filha: mesmo a criança de 03 anos não gostando de refrigerante, ela insiste para que beba.

Uma dica que aprendi esses tempos: quando você pega o produto, verifique por exemplo, a ordem dos ingredientes. Aquele que estiver por primeiro, é o que mais está presente no produto e em muitos casos é o açúcar, que nos lanches não diz sua quantidade, porque o açúcar é tido como carboidrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário