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31 de out. de 2012

#54 Reflexão sobre o ensino da Filosofia

Simpósio quarta à noite, com Danilo Marcondes, Felipe Cepas e Eduardo Barra


Comumente cita-se a frase de Kant, de que "não é possível ensinar filosofia, mas a filosofar". E olha que ouvi muito essa frase na última semana, participando do evento que citei na postagem anterior, a ANPOF.
Foi de grande proveito, mas também como é de costume, acaba-se o evento e você percebe que tem mais dúvidas do que respostas.
Um avanço foi a atenção que a ANPOF começou a dar para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, proporcionando troca de experiências entre professores do ensino médio do Brasil e pesquisadores das Universidades que tem como preocupação o ensino da Filosofia.
Mas o que é possível notar, é que muitos (maioria) professores das Universidades, pouco estão preocupados com isso, o que leva a um descaso do ensino da Filosofia.
Veja, o que é pensado e pesquisado na Universidade, não é exatamente o que é ou deve ser ensinado no ensino médio, simplesmente porque há uma diferença do interesse do público e de possibilidade de entendimento.
Percebo hoje, ao lecionar os conteúdos de Filosofia, que pouca atenção se deu na graduação ao aspecto de como dar essas aulas, salvo alguns professores que estimulavam pensar sobre uma didática, uma metodologia de trabalho. Mas na verdade, se aprendi ou estou aprendendo a lecionar, isso tem se dado na prática. E não é fácil, nem sempre se desperta o interesse do aluno ou consegue criar meios de levar o estímulo a refletir em uma sala de aula. E conversando com outros colegas, de todo o Brasil a angústia é a mesma, e o preparo para ir dar aulas quase inexistente.
A própria comunicação de alguns professores na graduação e até mesmo no evento, deixam claro que não se quer prender a atenção, se quiser ouça, seja como for... assim como você tem um filme que começa chato e você não aguenta chegar até o fim, se tornam as falas desses pesquisadores quando tentam expor algo. Não é possível aguentar. Não estou dizendo que não tem conhecimento, mas não há uma tentativa muitas vezes de prender a atenção e imagina isso em uma sala de aula com adolescentes?
Por isso, o desafio é grande. Gostei quando deram vozes aos professores do ensino médio no simpósio de quarta à noite na UFPR, em que estava o professor Danilo Marcondes, Felipe Cepas, Eduardo Barra e uma professora do ABC, que me foge o nome. Foram provocados a pensar mais sobre a Filosofia no ensino médio e promover mais encontros como a ANPOF - EM.

Se isso vai resultar em algo, não sei. Mas sei que participei de um momento histórico e espero que muitas coisas melhorem!


Apresentação no Colégio Estadual, dia 25/10

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