MENU

20 de dez. de 2011

#30 O homem do futuro



Essa postagem é mais uma dica de filme, mas como não poderia deixar de ser, também levanta questionamentos para que se possa refletir.
Esses dias assisti o filme "O homem do futuro", filme nacional lançado esse ano.
O tema da história não é novidade, mas para o cinema brasileiro sim, já que se trata de ficção científica.
Relata a história de um pesquisador que consegue voltar ao passado, modifica algumas coisas em nome de um amor perdido, mas as consequências no futuro são desastrosas para aqueles que ele ama. Retorna ao passado para que nada seja mudado e para que as coisas sigam o seu rumo "natural". Há alguma surpresa ainda no final, da qual não irei contar.
Como li por aí, é uma mistura 
de Efeito Borboleta com De volta para o futuro. O filme é interessante e vale à pena, mas não é novidade, como já afirmei.

A reflexão fica por conta de como imaginamos que se alterássemos alguma coisa em nosso passado, como poderia ser o presente, algo que nos arrependemos, que erramos, que poderíamos fazer difente. É a tal história do "SE" tivesse sido assim, "SE" não tivesse feito isso... e por aí vai nossos arrependimentos...

A lição que acredito pode ser tirado do filme mencionado, assim como de Efeito Borboleta, é que frustrações, perdas, erros, há em todo caminho das vidas das pessoas. O curso dela é nós quem damos, e cada mudança de rota, acarreta em consequências, que trarão algumas felicidades e infelicidades. Se pudéssemos modificar alguma coisa em nosso passado, corrigiriamos algo, mas não teríamos domínio sobre as consequências da mudança daquele curso.

Na música "Surfando Karmas e DNA", da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii, é mencionado na letra

 Se eu soubesse antes o que sei agora
Erraria tudo exatamente igual...


E você, o que pensa a respeito da possibilidade de mudar o passado?





Um comentário:

  1. É claro que gostaríamos de corrigir alguns erros, porém esses erros podem também ter sido importantes em nossa trajetória de vida. É como diz o velho ditado "há males que vêm para o bem".

    Daniel, um Feliz e Santo Natal para você e sua família. Muito sucesso e prosperidade em 2012, em especial na nova empreitada que você vai iniciar. Um abraço!

    ResponderExcluir