MENU

5 de dez. de 2011

#28 Nós e o mundo virtual

Essa postagem foi sugerida pela autora do blog Turquezza.


Para quem tem acesso ao mundo virtual, é difícil imaginar viver sem ele daqui para frente. A sua expansão se dá cada vez mais rápida, abrangendo vários serviços, informações entretenimento e demais atividades.
Já é possível cotar um serviço como o de um eletricista próximo a sua residência, é possível comprar uma jaqueta ou camiseta sem ir fisicamente a uma loja, é possível pagar suas contas sem enfrentar filas em bancos ou postos de recebimento, não precisa mais gastar com telefone para pedir sua pizza... Para saber as novidades não precisa esperar chegar o seu jornal ou ir até a locadora para ver os lançamentos, nem esperar o lançamento daquele álbum da banda estrangeira favorita aqui no Brasil... percorrer sebos atrás do exemplar que está procurando... ir até a biblioteca da universidade para verificar se o livro está disponível... Enfim, o mundo virtual facilita e muito as nossas vidas. 

No quesito relações pessoais, está mais fácil encontrar aqueles colegas de que a muito não se via, manter o contato com aqueles que foram para longe e até mesmo aqueles que estão na mesma cidade, mas devido as atividades diárias não se encontram.

 As redes sociais (twitter, facebook, o "fora de moda" orkut) tem tido um alcance imenso entre as pessoas, muitos ainda tem receio em entrar nesse meio. É comum encontrar em jornais (on-line ou não) dicas sobre como se comportar no msn, redes sociais... Isso porque, a pessoa não mede as palavras, sente-se protegida por estar atrás de uma tela e poder expressar o que quiser, pois ninguém a está "vendo". A legislação sobre o mundo virtual, aqui no Brasil, ainda é precária e isso não impede os insultos, ameaças, preconceitos reproduzidos ao longo de correntes e mensagens enviadas por e-mail.


O anonimato esconde muitos perigos e há quem ainda não saiba lidar com o que recebe e não sabe aonde está entrando. As salas de bate-papo no início do mundo virtual fez com que muita gente "entrace numa fria", pois nem sempre o que se dizia lá correspondia a verdade. 

As próprias fotos publicadas no orkut, facebook, twitter, dão a impressão de que todos são felizes, alegres, tem uma vida social cheia de amigos... Quantas pessoas você tem adicionadas no seu face? E no twitter? São todos amigos mesmo ou apenas conhecidos, pessoas que você tem contato caso precise?

Alguns só tem amigos virtuais e acreditam nisso, outros procuram as redes sociais para expandir seus negócios, se promover, outros para influenciar, expressar seu pensamento. Os interesses, como não poderia deixar de ser, são diversos... 

Os seres humanos agem mais livremente no mundo virtual, tem menos medo de expressar o que querem, tendem a ser mais autênticos com relação ao que pensam, mas tendem a enganar os outros para se promoverem, uma questão de status.
Novas celebridades surgiram pelo mundo virtual, e ganharam espaço na TV também.

Porém, muitos ainda estão excluídos desse mundo virtual, por não terem acesso devido a fatores econômicos, sociais. Pasmem, mas ainda há lugares que não tem energia elétrica, água encanada e tratada... Se você acha que seu celular, seu PC, sua TV ainda são antigos, imaginem a vida das pessoas excluídas de todo esse processo?

Mundos paralelos, de pessoas muito próximas. As tecnologias não são para todos, não pertencemos ao mesmo mundo, existem vários mundos talvez... realidades diferentes.
Acredito que tudo na vida tem seus prós e contras, e o mundo virtual é mais um deles. Benefícios e malefícios de um mundo, relativamente novo, que a cada minuto muda. É preciso saber lidar com ele, precavido, usar com parcimônia e não esquecer que existe outro mundo ou que ele é parte da realidade, não a totalidade.

Muitas ideias estão inseridas aqui, e cada ponto acredito que deve ser melhor detalhado, mas a inteção foi fazer um aparato geral e jogar a discussão para pensarmos juntos, virtualmente!

7 comentários:

  1. Oi Daniel! Achei legal você escolher o tema que sugeri. Precisamos debater muito ainda este assunto, tão novo e tão "íntimo" para todos nós que participamos dele.
    E fica para discussão o "mundo virtual" ......
    Obrigada.
    Turquezza.

    ResponderExcluir
  2. Valeu gostei muito e achei bem legal!
    bjoss...

    http://erildabarbosapadula.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante dialogar sobre esse "novo mundo" no qual alguns estão inseridos, outros não.

    ResponderExcluir
  4. amoo esse mundo virtual!
    Conheci meu marido atraves do mIRC a 10 anos
    e amo ver como tem gente criativa por ai né
    Adoro

    Beijos
    http://cacau-makeup.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Há de se ressaltar, como o acesso à rede deixou os filhos com complexo de superioridade. Também, pudera! Os pais não tinham o menor conhecimento para aquela atitude. Trocaram a tv do desenho animado por um pc conectado. Este último interage, tem duas vias além dos links, uma invenção diabólica que conduz sàbiamente o incauto ao desconhecido. E è aí que mora o perigo. Agora, só resta correr atrás.

    ResponderExcluir
  6. Estranho pensar que existe pessoas que nao tem acesso rede eletrica, internet, saneamento basico etc. Seria maravilhoso se todos tivessem a mesma oportunidade.

    Mirane

    ResponderExcluir
  7. Muitos benefícios da tecnologia, mas ela não chega a todos...

    ResponderExcluir