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29 de nov. de 2011

#26 Proibição de mensagens subliminares


Está rolando na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL 1840/2011) que pretende acabar com a utilização de mensagens subliminares em propagandas veiculadas na rádiodifusão. 
Pode ser proibido a veiculação de mensagem sonora alusiva à mercadoria anunciada, reproduzida ao contrário ou mesclada a outras falas; a transmissão de imagens, falas ou mensagens por pequenas frações de tempo ou de modo a não serem percebidas conscientemente pelo espectador; a utilização de efeito estroboscópico; e a exibição de formas estáticas ou em movimento e de símbolos arquetípicos nas imagens, alusivos à sexualidade das pessoas. 
Quem propõem o Projeto é a Deputada Erika Kokay - PT/DF, que afirma que o uso de recursos voltados a induzir o consumo deve ser combatido por interferir na livre competição econômica e pela pressão psicológica que é capaz de exercer sobre o consumidor.

O que são mensagens subliminares?


São mensagens que entram nas nossas cabeças sem percebermos. Alguns especialistas acreditam que subliminares não existem, mas outros garantem que estamos cercados por estímulos "fantasmas" - visuais e sonoros, principalmente. Os exemplos mais evidentes de mensagens subliminares são frases e imagens inseridas no meio de filmes tão rapidamente que não se consegue captá-las conscientemente. Muitas vezes fica a dúvida se você viu alguma coisa ou não, mas seu cérebro certamente captou a mensagem. O limite entre a percepção consciente e inconsciente é incerto, mesmo porque varia de pessoa para pessoa.
No Brasil, as leis não proíbem esse tipo de estratégia, embora o Código de Defesa do Consumidor dê espaço para processos se você se sentir enganado. Já nos Estados Unidos e na Europa, as leis são mais rigorosas. Em 1973, por exemplo, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos tirou do ar o filme publicitário do jogo Kusher Du sob a acusação de contrariar o interesse do público ao piscar várias vezes, em frações de segundo, a expressão "Compre-o".
Você já deve ter visto algum destes filmes mas não sabia das mensagens invisíveis
 
Galã sobrenatural
No filme Clube da Luta, o personagem vivido por Brad Pitt é um doidão que trabalha, entre outras coisas, em um cinema. Uma das suas diversões é inserir imagens pornográficas em filmes infantis. Coincidência ou não, imagens do galã piscam na tela (durante 0,04 segundo) em quatro cenas antes da sua verdadeira aparição para o espectador. No final do filme, pouco antes de entrarem os créditos, um pênis toma conta da tela inteira por 0,1 segundo - tempo demais para não ser percebido.

Escândalo na Disney
Em janeiro de 1999, os fãs dos estúdios Disney ficaram chocados com um comunicado divulgado pela empresa: todos os 3,4 milhões de fitas de Bernardo e Bianca seriam recolhidos das lojas e locadoras porque o desenho continha a imagem de uma mulher nua escondida em uma das cenas. Aos 28 minutos do filme, o casal de ratinhos passa em frente a um prédio cheio de janelas e, em uma delas, está a tal mulher peituda. A Disney classificou o caso como brincadeira de um estagiário.

Ruídos no silêncio
Não há dúvidas de que as cenas da garotinha Regan, de O Exorcista (1973), sendo possuída pelo demônio já seriam suficientes para nos roubar muitas noites de sono, mas o que você não sabe é que o filme ficou muito mais assustador graças a recursos subliminares. A trilha sonora está cheia de sons perturbadores em freqüência imperceptível. São ruídos como zunidos de abelhas e gritos de porcos durante o abate, inseridos até em cenas de silêncio total. A técnica rendeu ao filme o Oscar de Melhor Som.




Cigarros Camel – Joe Camel, o camelo garanhão que ilustrou por muito tempo todos os comerciais e anúncios feitos pela marca de cigarro. Alguns defendem que Joe Camel foi estrategicamente produzido e ilustra um dos anúncios com maior evidência de propaganda subliminar.
Analisando afundo, o Joe Camel é na verdade um dromedário, pois possui somente uma corcova. Isso ta errado? De forma alguma! A idéia do fabricante com sua propaganda sempre foi atingir um público masculino entre 40 e 50 anos de idade. E através de pesquisas e estudos foi constatada que existe a vontade desse perfil de consumidor de se envolver com mulheres mais jovens e até mesmo engravidá-las! Entendeu agora o porquê de somente uma corcova? Gravidez? Virilidade?
Outra análise interessante é a do rosto do nosso “amigo camelo”. Observa-se que ele forma exatamente a genitália masculina entrando na genitália feminina, entre  o nariz e sua boca.
Tudo isso acabou causando alguns prejuízos a marca. Em determinados países é proibido o anúncio dessa marca de cigarros, em outros até a comercialização. Já no Brasil, devido algumas restrições impostas pelo próprio Governo, não é veiculada nenhum tipo de propaganda de cigarros na Televisão.


Fontes
Agência Câmara
Revista Mundo Estranho
Blog Propagandaproibida

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