Está rolando na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL 1840/2011) que pretende acabar com a utilização de mensagens subliminares em propagandas veiculadas na rádiodifusão.
Pode ser proibido a veiculação de mensagem sonora alusiva à
mercadoria anunciada, reproduzida ao contrário ou mesclada a outras
falas; a transmissão de imagens, falas ou mensagens por pequenas
frações de tempo ou de modo a não serem percebidas conscientemente pelo
espectador; a utilização de efeito estroboscópico; e a exibição de
formas estáticas ou em movimento e de símbolos arquetípicos nas
imagens, alusivos à sexualidade das pessoas.
Quem propõem o Projeto é a Deputada Erika Kokay - PT/DF, que afirma que o uso de recursos
voltados a induzir o consumo deve ser combatido por interferir na livre
competição econômica e pela pressão psicológica que é capaz de exercer
sobre o consumidor.
O que são mensagens subliminares?
São mensagens que
entram nas nossas cabeças sem percebermos. Alguns especialistas
acreditam que subliminares não existem, mas outros garantem que estamos
cercados por estímulos "fantasmas" - visuais e sonoros, principalmente.
Os exemplos mais evidentes de mensagens subliminares são frases e
imagens inseridas no meio de filmes tão rapidamente que não se consegue
captá-las conscientemente. Muitas vezes fica a dúvida se você viu
alguma coisa ou não, mas seu cérebro certamente captou a mensagem. O limite entre a percepção consciente e
inconsciente é incerto, mesmo porque varia de pessoa para pessoa.
No Brasil, as leis não proíbem esse tipo de estratégia, embora o Código
de Defesa do Consumidor dê espaço para processos se você se sentir
enganado. Já nos Estados Unidos e na Europa, as leis são mais
rigorosas. Em 1973, por exemplo, a Comissão Federal de Comunicações dos
Estados Unidos tirou do ar o filme publicitário do jogo Kusher Du sob a acusação de contrariar o interesse
do público ao piscar várias vezes, em frações de segundo, a expressão
"Compre-o".
Você já deve ter visto algum destes filmes mas não sabia das mensagens invisíveis
Galã sobrenatural
No filme Clube da Luta, o personagem vivido por Brad Pitt é um doidão que
trabalha, entre outras coisas, em um cinema. Uma das suas diversões é
inserir imagens pornográficas em filmes infantis. Coincidência ou não,
imagens do galã piscam na tela (durante 0,04 segundo) em quatro cenas
antes da sua verdadeira aparição para o espectador. No final do filme,
pouco antes de entrarem os créditos, um pênis toma conta da tela
inteira por 0,1 segundo - tempo demais para não ser percebido.
Escândalo na Disney
Em janeiro de 1999, os fãs dos estúdios Disney ficaram chocados com
um comunicado divulgado pela empresa: todos os 3,4 milhões de fitas de
Bernardo e Bianca seriam recolhidos das lojas e locadoras porque o
desenho continha a imagem de uma mulher nua escondida em uma das cenas.
Aos 28 minutos do filme,
o casal de ratinhos passa em frente a um prédio cheio de janelas e, em
uma delas, está a tal mulher peituda. A Disney classificou o caso como
brincadeira de um estagiário.
Ruídos no silêncio
Não há dúvidas de que as cenas da garotinha Regan, de O Exorcista
(1973), sendo possuída pelo demônio já seriam suficientes para nos
roubar muitas noites de sono, mas o que você não sabe é que o filme ficou muito mais assustador graças a recursos subliminares. A trilha
sonora está cheia de sons perturbadores em freqüência imperceptível.
São ruídos como zunidos de abelhas e gritos de porcos durante o abate,
inseridos até em cenas de silêncio total. A técnica rendeu ao filme o Oscar de Melhor Som.
Cigarros Camel – Joe Camel, o camelo garanhão que ilustrou por
muito tempo todos os comerciais e anúncios feitos pela marca de
cigarro. Alguns defendem que Joe Camel foi estrategicamente produzido e
ilustra um dos anúncios com maior evidência de propaganda subliminar.
Analisando afundo, o Joe Camel é na
verdade um dromedário, pois possui somente uma corcova. Isso ta errado?
De forma alguma! A idéia do fabricante com sua propaganda sempre foi
atingir um público masculino entre 40 e 50 anos de idade. E através de
pesquisas e estudos foi constatada que existe a vontade desse perfil de
consumidor de se envolver com mulheres mais jovens e até mesmo
engravidá-las! Entendeu agora o porquê de somente uma corcova?
Gravidez? Virilidade?
Outra análise interessante é a do rosto
do nosso “amigo camelo”. Observa-se que ele forma exatamente a
genitália masculina entrando na genitália feminina, entre o nariz e
sua boca.
Tudo isso acabou causando alguns
prejuízos a marca. Em determinados países é proibido o anúncio dessa
marca de cigarros, em outros até a comercialização. Já no Brasil,
devido algumas restrições impostas pelo próprio Governo, não é
veiculada nenhum tipo de propaganda de cigarros na Televisão.
Fontes
Agência Câmara
Revista Mundo Estranho
Blog Propagandaproibida
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