MENU

22 de out. de 2013

II Festival Nacional de Imagens EM Diálogo

http://www.emdialogo.uff.br/sites/all/themes/emdialogo2013/images/topopaginafestival.png

Convido a todos para acessarem o site do II Festival Nacional Imagens EM Diálogo para votarem nos vídeos selecionados para participar. O Festival é temático e anual que tem como objetivo principal estimular a expressão de estudantes do ensino médio sobre escola e juventude por meio da produção audiovisual. O tema este ano era “A Escola, a aula e eu”. Os vídeos poderiam ser obras de ficção, documentário, animação e experimental.

O festival é de âmbito nacional e conta com 17 concorrentes do Estado do Paraná entre os 27 selecionados para a etapa final. Desses, 03 são do Colégio Visconde de Guarapuava, no qual leciono.

Há premiação para os vídeos mais votados, por isso seria importante a sua visita e votação. Basta fazer um cadastro rápido no site e votar.

Os vídeos dos meus alunos foram produzidos durante as aulas de Filosofia com as turmas do 2º N, 3º A, 3º B, 3º C e 3º D, sendo uma atividade que estava relacionada ao conteúdo de estética e houve o convite para aqueles que tivessem interesse que postassem seus vídeos no site do festival.

Os vídeos selecionados são:

AMOR DE MATEMÁTICA
É uma paródia que retrata como é o dia a dia dos alunos que trabalham o dia todo e estudam a noite, as dificuldades e o cansaço dos alunos. 3º C.

NÃO É FÁCIL SER BOM
O vídeo fala sobre a falta de incentivo para os bons alunos por parte da escola. Muitas vezes os alunos que são bons e talentosos não são valorizados, porque a escola está mais preocupada com os que só fazem bagunça e não querem aprender. 3º A
 
ALUNO NA ESCOLA
A vida de um aluno comparada de forma metafórica com os conteúdos escolares. 2º N



Etapa final III Olimpíada de Filosofia


Na última sexta-feira (18/10) ocorreu a etapa final da III Olimpíada de Filosofia do NESEF, em Curitiba. O Colégio Visconde foi representado com o trabalho de alunos dos 2º anos, sob minha orientação. Conforme publicado em postagem anterior veja aqui

Nesta última etapa não era obrigatória a participação dos estudantes, mas as alunas Nicole Bonfim e Lehtícia Fiuza representaram o grupo de 8 alunos no evento, socializando a peça teatral em vídeo que produziram, sob o título de “Formatação”.

Haviam mais de 90 trabalhos de todo o Paraná, divididos em várias salas durante todo o dia. Lá, professores e alunos puderam trocar experiências do filosofar. A Olimpíada Filosófica não visa distribuir medalhas ou colocações, mas simplesmente proporcionar a experiência do filosofar, incentivando os alunos a exercitarem o pensamento filosófico.

Agradeço o empenho dos alunos envolvidos e também deixo o convite para os alunos interessados no próximo ano, para participarem caso tenham interesse.

15 de out. de 2013

Sou professor


Tux, Animal, Pássaro, Livro, Livros



O dia do professor é comemorado no Brasil no dia 15 de outubro.
É um dia a ser comemorado, festejado e sempre é marcado pela luta pela valorização do profissional da educação.

O que me levou a ser professor, foi uma série de acontecimentos que me propiciaram escolher ser professor. Nunca pensei, quando criança ou adolescente ser professor. Apesar de fazer parte de uma família em que boa parte dos adultos eram ou foram professores, inclusive meu pai. Não pensava em tornar-me um. 

Durante o meu período escolar, lembro-me carinhosamente de de dois professores. Uma professora de Português (Marisa) e do professor de Filosofia (José), ambos no Colégio Floriano Peixoto de Laranjeiras do Sul. O que mais marca da professora Marisa é o incentivo a reflexão, da criatividade e das suas aulas que prendiam a atenção. Do professor José, o que marca é que foi ele quem pela primeira vez apresentou a Filosofia de forma institucionalizada e me encantei pela disciplina, a qual hoje sou professor.

Quando decidi fazer o vestibular para Filosofia, não estava preocupado com emprego. Mas foi no segundo ano do curso na Universidade que tive a oportunidade de atuar como professor, no começo com certo medo, receio de como dar aula. Mas logo nos primeiros dias percebi que aquilo me realizava e decidi então que gostaria de atuar nessa área. Desde então busquei e procuro atuar como um bom professor. Me preparando constantemente, buscando contribuir com a educação dos meus alunos. Isso me realiza.

Adoro meus alunos, adoro estar na sala de aula, dar aula, estar no ambiente escolar.

Parabenizo por essa pequena lembrança, todos aqueles professores que passaram pela minha vida e todos aqueles professores que fazem o que gostam, com dedicação e se preocupam com o trabalho que fazem.