MENU

31 de jan. de 2013

Vai começar, semana que vem...

Está chegando a hora, semana que vem já recomeça o ano letivo para as escolas estaduais. Aqui no Paraná, pelo que sei.

Ano que promete ser agitado já no seu início, por conta da possibilidade de greve dos professores, caso a pauta de reivindicações não seja atendida (melhor, já não foi atendida). Para saber pelo que estamos lutando (e não é apenas questão salarial para professores), clique AQUI. Nessa primeira semana tentaremos convencer aqueles que não querem aderir ou acreditam que está bom do jeito que está.

28 de jan. de 2013

Muito, mas muito além do peso!!

A preocupação em estar acima do peso, é uma das características da nossa época.
Fala-se que querem imitar os modelos de beleza, que ser magro é bonito, ser gordo não é saudável.

Porém, mais importante que a beleza deve ser analisado a saúde do indivíduo. É certo que não temos os mesmo tipo físico e é necessário saber escolher seus alimentos ou, pelo menos saber o que está consumindo e quais as consequências de determinados alimentos.


Talvez, essa seja uma das propostas do documentário brasileiro "Muito além do peso"

Santa Maria - a tragédia

É o assunto do momento. 
Na tv, nos jornais, na internet, nas rodas de conversa... em tudo isso se encontra um pouco da tragédia que ocorreu ontem, e nem preciso explicar sobre o que é, porque é praticamente impossível que você ainda não saiba.

Pelo que ocorreu, não há o que fazer. 
Mas o que poderia ter sido feito para evitar isso, é que é preocupante. No cálculo, podemos somar a imprudência do dono da casa, em não atentar para as normas de segurança; na fiscalização que aparentemente não ocorreu de forma regular; na falta de conhecimento do indivíduo que foi fazer o show pirotécnico; na ganância de superlotar o espaço para visar o lucro... e talvez você consiga apontar mais algumas coisas...

É fato que isso ocorreu por lá, mas poderia ter ocorrido (e ainda pode ocorrer) em qualquer casa noturna do país, pois muitas tem a mesma estrutura ou pior, sem o mínimo de segurança para os clientes.

Conta-se sempre com a sorte, evita-se investir em segurança por conta do lucro.
Os usuários (clientes), nem se preocupam em saber se a casa está dentro das normas que permitam SUA segurança. 

Aí alguém pode afirmar: Mas não podemos ser pessimistas, tem que pensar que tudo vai dar certo!!

A questão não é ser pessimista, é analisar a realidade. O pior pode acontecer e o que puder fazer para evitar, melhor. Pensamento positivo, é bom! Mas com um pé atrás. Talvez se o cara do sinalizador tivesse pensado na possibilidade do que iria acontecer, não tinha feito. Talvez se o dono da casa tivesse pensado que o pior poderia acontecer, tinha investido em segurança. Aquele sistema que detecta fogo e automaticamente liga a água para apagar, poderia ser uma alternativa.

Não sou especialista, nem estou falando mal porque aconteceu. Mas é necessário se precaver, trabalhar com as possibilidades, como afirmava o filósofo Sêneca. Estar preparado para o pior, tentar evitá-lo. 
E não só nas danceterias. Na casa, na escola, no trânsito... em todos os lugares é necessário se precaver. 

Mas a imprudência é geral, basta cair na estrada e ver o quanto as pessoas são irresponsáveis e não respeitam as sinalizações de segurança. Aí quando acontece, dizem que o jeito é rezar e pedir que não mais aconteça. É hora de sermos responsáveis pelos nossos atos, pois senão, ficamos aderiva e pela vontade do destino (para quem acredita nele).

23 de jan. de 2013

Perfeição - como é atual ainda


Na postagem anterior descrevi um pouco como as coisas ainda se repetem. As mesmas notícias e promessas de sempre.

Recordei então da atualidade da música da Legião Urbana, Perfeição. Que retrata velhos problemas e que ainda não se tem uma solução. Gosto do tom de ironia que há nessa música!

6 de jan. de 2013