MENU

31 de out. de 2012

#54 Reflexão sobre o ensino da Filosofia

Simpósio quarta à noite, com Danilo Marcondes, Felipe Cepas e Eduardo Barra


Comumente cita-se a frase de Kant, de que "não é possível ensinar filosofia, mas a filosofar". E olha que ouvi muito essa frase na última semana, participando do evento que citei na postagem anterior, a ANPOF.
Foi de grande proveito, mas também como é de costume, acaba-se o evento e você percebe que tem mais dúvidas do que respostas.
Um avanço foi a atenção que a ANPOF começou a dar para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, proporcionando troca de experiências entre professores do ensino médio do Brasil e pesquisadores das Universidades que tem como preocupação o ensino da Filosofia.
Mas o que é possível notar, é que muitos (maioria) professores das Universidades, pouco estão preocupados com isso, o que leva a um descaso do ensino da Filosofia.
Veja, o que é pensado e pesquisado na Universidade, não é exatamente o que é ou deve ser ensinado no ensino médio, simplesmente porque há uma diferença do interesse do público e de possibilidade de entendimento.
Percebo hoje, ao lecionar os conteúdos de Filosofia, que pouca atenção se deu na graduação ao aspecto de como dar essas aulas, salvo alguns professores que estimulavam pensar sobre uma didática, uma metodologia de trabalho. Mas na verdade, se aprendi ou estou aprendendo a lecionar, isso tem se dado na prática. E não é fácil, nem sempre se desperta o interesse do aluno ou consegue criar meios de levar o estímulo a refletir em uma sala de aula. E conversando com outros colegas, de todo o Brasil a angústia é a mesma, e o preparo para ir dar aulas quase inexistente.
A própria comunicação de alguns professores na graduação e até mesmo no evento, deixam claro que não se quer prender a atenção, se quiser ouça, seja como for... assim como você tem um filme que começa chato e você não aguenta chegar até o fim, se tornam as falas desses pesquisadores quando tentam expor algo. Não é possível aguentar. Não estou dizendo que não tem conhecimento, mas não há uma tentativa muitas vezes de prender a atenção e imagina isso em uma sala de aula com adolescentes?
Por isso, o desafio é grande. Gostei quando deram vozes aos professores do ensino médio no simpósio de quarta à noite na UFPR, em que estava o professor Danilo Marcondes, Felipe Cepas, Eduardo Barra e uma professora do ABC, que me foge o nome. Foram provocados a pensar mais sobre a Filosofia no ensino médio e promover mais encontros como a ANPOF - EM.

Se isso vai resultar em algo, não sei. Mas sei que participei de um momento histórico e espero que muitas coisas melhorem!


Apresentação no Colégio Estadual, dia 25/10

20 de out. de 2012

#53 ANPOF - Ensino Médio


Anpof


Irá ocorrer a partir do dia 22 de outubro até o dia 26 em Curitiba (PR), o encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) que reuni os mais expressivos pesquisadores em Filosofia de todo o país.

Uma das novidades é a ANPOF - Ensino Médio, que espera-se atender a uma demanda crescente, do poder público, dos professores de filosofia do Ensino Médio e da comunidade universitária, em torno das contribuições do trabalho acadêmico de nível de Pós-graduação em filosofia para o ensino de filosofia no Ensino Médio.

Haverá alguns mini-cursos com temas relacionados ao ensino da Filosofia nas escolas e apresentação de relatos de experiências de professores do Brasil. Entre mais de 100 inscrições para apresentação desses relatos, apenas 21 foram selecionados. Dentre eles, o presente blogueiro foi um dos selecionados irá participar então desse evento.
A apresentação ocorrerá na próxima quinta-feira (25), às 18:30 no Colégio Estadual do Paraná, fechando as apresentações. O tema do relato de experiência é "O que é necessário para ser feliz? Uma reflexão a partir do pensamento epicurista". Algumas dessas ideias já foram postadas aqui no blog.

Além da pesquisa para desenvolver essa experiência, muito se deve ao alunos que contribuíram para a concretização da experiência, da sua elaboração e construção. Essa ideia vem sendo desenvolvida desde 2011, na Escola Vicentina Santa em Laranjeiras do Sul, no qual lecionava para as turmas de 5ª a 8ª série, e foram e estão sendo desenvolvidas com alunos do Colégio Visconde de Guarapuava, em Guarapuava.

Se estiver por Curitiba, compareça para prestigiar esse evento e também acompanhe aqui algumas coisas relacionadas ao evento.

6 de out. de 2012

#52 1º encontro Cine clube

No dia 19 de setembro houve o primeiro encontro do Cineclube do Colégio Visconde de Guarapuava. O projeto foi idealizado por mim, como mencionado na postagem anterior.
O objetivo é propor um espaço em que se possa assistir uma obra cinematográfica por completo, seguido de debate sobre aspectos do filme. A participação é facultativa e toda a comunidade escolar está convidada a participar.

Nesta primeira edição, o filme escolhido foi “Na natureza selvagem”, que é baseada em fatos reais e tem como temas centrais a questão da liberdade, a sociedade de consumo e relações familiares.
Muito disseram que iriam, mas na realidade poucos apareceram. Mas não há nenhuma obrigatoriedade e espera-se a presença de quem estiver afim mesmo.

O próximo encontro estava marcado para o dia 16/10, mas será reagendado devido ao curso de formação para professores e funcionários.
Mas o filme já está decidido, e será "O preço do amanhã".

Abaixo, a foto dos participantes do início ao fim do primeiro encontro.