MENU

29 de dez. de 2011

#31 O ano de 2011 está acabando e 2012 acaba o mundo?


Cada passagem de ano as pessoas se enchem de esperança, pensam no que pode ser diferente. Celebram o novo que virá, pensam no que deu errado e como desejam não fazer novamente.
Passagem de ano é um ritual, vestir-se branco, pular ondas (onde tem mar é claro), comer uva, beber champagne (ou qualquer coisa parecida), abraçar quem estiver à volta, contar os segundos do que termina para o ano que começa... é uma celebração mundial...
Todos ficam na expectativa do que virá, daquele em que vai trabalhar em outro local, vai mudar-se de cidade, vai noivar ou casar, conhecer um lugar diferente, trocar de casa, carro, vai cursar uma faculdade, passou para o ensino médio ou simplesmente trocou de escola, vai entrar na escola pela primeira vez, resolveu voltar a estudar após longos anos impossibilitado, curou-se de uma doença, ganhou na mega-sena e não precisa trabalhar, está prestes a morrer, vai ser pai ou mãe, separou-se, encontrou o grande amor da vida, aprender uma nova língua, fazer uma nova música, publicar um livro... enfim, todo ano esperamos conquistar coisas novas, sendo que muita coisa pode dar errado também. 
Esse rito de passagem, que é celebrar o novo ano, nos dá força para que continuemos a viver, mesmo que a vida da gente não esteja como o desejado ou esperado. Parece ser a oportunidade de mudar, fazer diferente, um recomeço.
É certo que coisas boas e ruins nos esperam nos próximos 12 meses de 2012, mas é bom que estejamos preparados para o que der e vier, para que aguentemos melhor os infortúnios e também as aventuranças. 
Todo ano termina, e o mundo daquele ano também, mas pode ser que profecias se concretizem... quem viver verá, ou não!
Essa é a última postagem do ano, de um blog jovem. Que alguns tem frequentado, mas que ainda vai ser grande.
Desejo a vocês muita vontade de descobrir coisas novas, como crianças, que "não pare na pista, pois é muito cedo para você se acostumar", como dizia raulzito.
Até ano que vem, a gente se encontra por aqui semanalmente...

20 de dez. de 2011

#30 O homem do futuro



Essa postagem é mais uma dica de filme, mas como não poderia deixar de ser, também levanta questionamentos para que se possa refletir.
Esses dias assisti o filme "O homem do futuro", filme nacional lançado esse ano.
O tema da história não é novidade, mas para o cinema brasileiro sim, já que se trata de ficção científica.
Relata a história de um pesquisador que consegue voltar ao passado, modifica algumas coisas em nome de um amor perdido, mas as consequências no futuro são desastrosas para aqueles que ele ama. Retorna ao passado para que nada seja mudado e para que as coisas sigam o seu rumo "natural". Há alguma surpresa ainda no final, da qual não irei contar.
Como li por aí, é uma mistura 

14 de dez. de 2011

#29 A gente se acostuma


Outro dia participei de um evento, e na abertura ocorreu a apresentação do grupo Abaecatu, que em Tupi-guarani significa "homem de bem". Composto por funcionários da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a apresentação emocionou o público. Entre as poesias citadas na apresentação, muitas me chamaram a atenção, mas ficou marcada a que leva o título "Eu sei, mas não devia", de Marina Colasanti, da qual, sinceramente nunca havia ouvido falar. 
A poesia que está logo abaixo, trata da conformidade que temos para com os acontecimentos, com o cotidiano. Logo ao ouvir a declamação, fiz uma ligação com a música do Pato Fú, "Vida diet", em que a banda expressa de maneira semelhante como nos acostumamos, de forma passiva sobre as coisas. 
Seja com relação à política, corrupção, educação, atendimento médico, busca inacabável por mais dinheiro, violência... com relação a tudo isso a maioria (talvez todos) se acostuma, não tenta modificar...
Assim como no filme brasileiro "Abril despedaçado", em que numa das cenas o boi que trabalhava preso num círculo, ao não estar preso, continua a andar em círculos.
Vale a pena refletir sobre a poesia, a música e ver o filme. Veja abaixo:


5 de dez. de 2011

#28 Nós e o mundo virtual

Essa postagem foi sugerida pela autora do blog Turquezza.


Para quem tem acesso ao mundo virtual, é difícil imaginar viver sem ele daqui para frente. A sua expansão se dá cada vez mais rápida, abrangendo vários serviços, informações entretenimento e demais atividades.
Já é possível cotar um serviço como o de um eletricista próximo a sua residência, é possível comprar uma jaqueta ou camiseta sem ir fisicamente a uma loja, é possível pagar suas contas sem enfrentar filas em bancos ou postos de recebimento, não precisa mais gastar com telefone para pedir sua pizza... Para saber as novidades não precisa esperar chegar o seu jornal ou ir até a locadora para ver os lançamentos, nem esperar o lançamento daquele álbum da banda estrangeira favorita aqui no Brasil... percorrer sebos atrás do exemplar que está procurando... ir até a biblioteca da universidade para verificar se o livro está disponível... Enfim, o mundo virtual facilita e muito as nossas vidas. 

No quesito relações pessoais, está mais fácil encontrar aqueles colegas de que a muito não se via, manter o contato com aqueles que foram para longe e até mesmo aqueles que estão na mesma cidade, mas devido as atividades diárias não se encontram.

 As redes sociais (twitter, facebook, o "fora de moda" orkut) tem tido um alcance imenso entre as pessoas, muitos ainda tem receio em entrar nesse meio. É comum encontrar em jornais (on-line ou não) dicas sobre como se comportar no msn, redes sociais... Isso porque, a pessoa não mede as palavras, sente-se protegida por estar atrás de uma tela e poder expressar o que quiser, pois ninguém a está "vendo". A legislação sobre o mundo virtual, aqui no Brasil, ainda é precária e isso não impede os insultos, ameaças, preconceitos reproduzidos ao longo de correntes e mensagens enviadas por e-mail.

1 de dez. de 2011

Quer propor um assunto?

Caros leitores, abro esse espaço para vocês indicarem um assunto que queiram que seja escrito, lançado para discussão.
Pode ser sobre qualquer coisa e é claro que irei direcionar o assunto indicado por você conforme minha opinião, mas com aquela liberdade de sempre em deixar seu comentário, sem passar pelo crivo de quem vos escreve.

É só deixar um comentário logo abaixo que conforme puder irei postar sobre a sua indicação.

Que tal? Pode ser?

Conto com sua colaboração.